Grupos Maristas do RS

13 de maio: dia do centenário da primeira aparição de Nossa Senhora, em Fátima

Papo Cabeça,

Neste sábado, 13 de maio, completam-se cem anos da primeira aparição de Nossa Senhora na localidade de Fátima, que fica a 100 quilômetros de Lisboa, em Portugal, fato que completa 100 anos em 2017. Foi nesta data, em 1917, que Lúcia de Jesus, 10 anos, Francisco Marto, 9 anos e Jacinta Marto, 7 anos, após a missa na igreja de Aljustrel, lugarejo de Fátima, foram pastorear o rebanho de ovelhas nas terras do pai de Lúcia, na Cova da Iria. 


Pastorinhos que presenciaram as aparições

Eis que surgiu um clarão de relâmpago no céu e apareceu-lhes Maria. Segundo as descrições de Lúcia, era “uma Senhora vestida toda de branco, mais brilhante que o sol, espargindo luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do sol mais ardente. [...] As mãos, trazia-as juntas em oração, apoiadas no peito, e da direita pendia um lindo rosário de contas brilhantes como pérolas, terminando por uma cruzinha de vivíssima luz prateada. Tinha um único adereço, um fino colar de ouro-luz, pendente sobre o peito, e rematado, quase à cintura, por uma pequena esfera do mesmo metal.” 

Nesta primeira aparição, Nossa Senhora pede aos pastorinhos que venham ao local seis meses seguidos, no dia 13, a mesma hora. E diz que ainda viria uma sétima vez. Maria ainda disse: “Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido, e de suplica pela conversão dos pecadores?” À resposta afirmativa das crianças, Ela acrescentou: “Ides, pois, ter muito que sofrer, mas a graça de Deus será o vosso conforto”. Passados os primeiros momentos, Nossa Senhora acrescentou: ‘Rezem o Terço todos os dias para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra’.


Imagem da aparição

Maria apareceu no mesmo local outras cinco vezes. A última aparição ocorreu em outubro de 1917 e foi presenciada por aproximadamente 70 mil pessoas. Elas testemunharam, naquele dia, um milagre prometido pela Mãe de Jesus: o sol se moveu e podia ser olhado sem dificuldade. "Vestida de sol", Nossa Senhora pediu a todos os presentes que uma capela fosse construída no lugar a sua honra. A sétima aparição, conforme Ela prometera no primeiro encontro, nunca aconteceu.

No ano de 1919, iniciou-se ali a construção de um Santuário em homenagem à Nossa Senhora com a edificação de uma pequena capela. Ao longo do tempo, a estrutura foi crescendo e, hoje em dia, é um dos Santuários Marianos mais visitados no mundo.


Santuário de Fátima atualmente

Segredos de Fátima

Durante as aparições, a Virgem fez várias profecias, recomendações e entregou aos pastorinhos três mensagens, que ficaram conhecidas como "os três segredos de Fátima". Lúcia, a única das crianças que viveu até a idade adulta, revelou há algumas décadas os dois primeiros segredos. O primeiro era uma visão do inferno, das guerras que afetaram a Europa, e o segundo falava de como reconverter o mundo ao cristianismo.

O texto do terceiro mistério permaneceu em segredo por muitos anos e foi revelado apenas no ano 2000, em Fátima. De acordo com o Vaticano, se referia ao atentado sofrido por João Paulo II, em 13 de maio de 1981, na Praça de São Pedro, e à luta entre o comunismo ateu e a Igreja, no século XX.

Canonização dos pastorinhos

Em março deste ano, foi divulgado que o Papa Francisco aprovou um milagre atribuído a Francisco Marto e Jacinta Marto, dois dos três pastorinhos de Fátima. Este era o passo que faltava para a canonização dos irmãos portugueses, beatificados por João Paulo II em 2000. O pontífice reconheceu que a cura de uma criança brasileira, em 2013, ocorreu graças à intercessão aos dois pastorinhos. A canonização será neste sábado, 13/5, para marcar o centenário da  primeira aparição.

Francisco e Jacinta serão os santos mais jovens da Igreja Católica. Francisco morreu aos 10 anos e Jacinta aos 9. Lúcia, a terceira testemunha das aparições, dedicou-se à vida religiosa e faleceu em 2005, aos 97 anos de idade.

Fontes: Fátima Arautos, Site do Santuário de Fátima, Jornal O Globo.