Grupos Maristas do RS

Visita a lar de idosos foi a ação do Cesmar do Desafio Solidário

PJM nas Unidades,

Os/as Participantes da PJM do Centro Social Marista (Cesmar), de Porto Alegre, realizaram o gesto do Desafio Solidário no último sábado, 27. Eles visitaram o Lar de Idosos Gustavo Nurdlund, situado no bairro Rubem Berta, na capital gaúcha. A entidade tem 72 moradores, dos quais, a maioria está acamada, sem a possibilidade de se locomover.


Jovens auxiliaram os idosos no refeitório

Durante a tarde, os jovens conversaram e escutaram as histórias dos vovôs e das vovós e os auxiliaram nas refeições. O grupo também doou alimentos não perecíveis e produtos de limpeza à instituição. Resultado de uma coleta feita entre os próprios integrantes da PJM que fizeram contribuições espontâneas.


Participantes da PJM conversaram com os/as idosos/as

Para uma das jovens que participou, o sentimento  é difícil de descrever. “Foram momentos de emoção e alegria. Muitos só necessitavam de um abraço, um sorriso, uma palavra e um beijo, para sorrirem e iluminarem seus olhos”, conta a jovem Amanda Dieter,.

Já Rômulo Vizotto afirma estar muito feliz pela convivência com os moradores do local. “Quando chegamos eles disseram que estavam esperando por nós. Ao irmos embora, disseram para voltarmos outras vezes. Esses retornos reafirmam, com toda a certeza, tudo aquilo que eu resolvi apostar e seguir”, destaca.


Atenção é a maior necessidade dos moradores do local

Conforme a Assessora da PJM do Cesmar, Salete Rambo, o mais bonito foi a convivência dos/as jovens com os idosos. “O responsável pelo local me falou que foi uma ação muito linda, pois muitos grupos vão para apresentar peças de teatro, musicas, mas ninguém senta para escutá-los. É de atenção que eles mais precisam”, relata Salete.


Parte dos jovens que foram ao lar


Jovens que participaram da ação

Veja mais fotos da visita