Grupos Maristas do RS

Quem ganha o nosso voto?

Olá PJM!

Hoje, dia 1° de Outubro, começamos o 3° (e último) trimestre de 2010.
Alguns dizem que é a reta final; outros, que é um recomeço, uma nova oportunidade para fechar o ano com “chave de ouro”. E é nesse clima que nós, a PJMRS, queremos aproveitar para trazer aqui no Blog um assunto para discussão: PLANEJAMENTO!

Próximo domingo, dia 3/10, dia de eleição.
Como tu te sentes sobre isso?

Para motivar essa conversa, vamos ficar de olho em como os candidatos estão pensando ANTES qual o melhor caminho para CHEGAR no governo. Existem três tipos de planejamento para isso:

- Para o povo: ditatorial, com ideias e ações importas. A participação do povo, em si, é nula.

 

- Com o povo: O poder é como um “poder a serviço”. A participação do povo na preparação ou elaboração é controlada, através de conciliações e negociações.

- Do povo: A participação da galera no planejamento, na preparação e na execução é de co-responsabilidade de todos, em comunhão (em comum, em partilha)

(Texto adaptado de SANDRINI, Marcos; GHISLENI, Maria Augusta; e PERES, João Pedro da Silva. Planejar é… Instituto de Pastoral de Juventude de Porto Alegre, 4. Ed., 1995)
 
E então, como vocês sentem a participação de vocês?
Para os que votam, vocês se sentem parte desta organização e planejamento do nosso país através do voto? E para a gurizada que ainda não vota nessa eleição, se sentem integrantes dessas decisões tão importantes para o nosso futuro e que, com certeza, vão estar no nosso dia a dia?

 

Como sentimos que a juventude brasileira está sendo incluída no planejamento dos próximos governantes? Nós nos sentimos parte deste processo?