Grupos Maristas do RS

Faltam 100 dias para o EJM 2017!

PJM,

Nesta sexta-feira, 9-6, faltam exatamente 100 dias para o Encontro de Jovens Maristas 2017 (EJM).  Adolescentes, jovens e Assessores/as estão se preparando para o evento. Cerca de 1,7 mil participantes da PJM se reunirão no Colégio Marista São Francisco, em Rio Grande, para celebrar a caminhada anual de seus grupos.

 
Começou a contagem regressivia para o encontro
 
O tema do EJM deste ano é Uma nova onda, com o lema Onde está a vossa fé? (Lc 8, 25). Uma forma de celebrar os 200 anos de fundação do Instituto Marista, projetando o tricentenário. Para vivenciar esse novo começo optou-se pela simbologia da onda e do farol. A onda indica movimento, mudança de atitude, renovação de ideias. Além disso, é um elemento que remete à praia onde há o farol que aponta para uma direção, é luz e orienta o caminho. 
 
O farol também está relacionado com a mensagem da carta La Valla: a casa da luz, escrita pelo Superior-Geral do Instituto Marista, Ir. Emili Turú. “Hoje a casa de La Valla continua sendo fonte luminosa que alimenta nossa espiritualidade. Mostra-nos o caminho a seguir, indica uma rota que cada um de nós é convidado a tomar de um jeito único e original”, consolida o documento. O Irmão convida cada qual ser casa de luz para o/a outro/a.
 
O EJM 2017 foi lançado no Encontro de Animadores/as e Assessores/as, que ocorreu no mês de abril. Cada Unidade recebeu subsídios e simbologias que propõem encontros preparatórios. Os/as adolescentes e jovens também confeccionarão ícones para o evento.
 
A programação está em fase de construção coletiva. Porém, algumas atividades já estão confirmadas. Entre elas, a consagração definitiva do Irmão Fabrício Basso – que fará a profissão de seus votos perpétuos na missa do EJM. Outro momento previsto é o envio dos/as representantes da Rede Marista no 2º Congresso Nacional da Pastoral Juvenil Marista (CNPJM), marcado para ocorrer em outubro no Colégio Marista Champagnat, em Porto Alegre.

Confira a paródia de lançamento do EJM 2017 e o tutorial da coreografia para o flash mob: