Grupos Maristas do RS

Artigo sobre a PJM compõe livro de memórias em homenagem ao Irmão Antônio Cecchin

PJM,

Uma sessão de autógrafos coletiva com direito a apresentações de música, dança e teatro marcou o lançamento do livro Seguindo o Caminho – em busca da Terra sem Males. A obra reúne memórias do legado do Irmão Marista Antônio Cecchin, falecido em 2016. O evento ocorreu no dia 17/8 na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul após o Grande Expediente em homenagem ao Bicentenário Marista

A obra é organizada por Matilde Cecchin, irmã do religioso, e conta com o apoio da Rede Marista e editoração da Libretos. Foi escrita de forma conjunta por 77 autores/as, entre amigos/as, colegas de congregação e companheiros/as dos diferentes movimentos sociais dos quais Ir. Cecchin participou.
 

Matilde Cecchin e o Vice-Presidente da Rede Marista, Ir. Deivis Fischer com deputados presentes no lançamento
 
O Coordenador da PJM é um dos escritores. José Jair Ribeiro (Zeca) abordou sobre a participação do Irmão Cecchin na Missão Jovem Marista (MJM) 2016. Em um de seus últimos contato com jovens, ele relatou seu ativismo e suas experiências em defesa dos direitos dos(as) mais pobres. Além do artigo do Zeca, a publicação traz uma série de fotos da MJM do ano passado. Inclusive, são imagens da PJM que compõem boa parte da contracapa do livro.
 
 
Capa e contracaça do livro
 
Sobre o Irmão Antônio Cechin
 
Conhecido como um profeta da ecologia, ele foi pioneiro no apoio a unidades de reciclagem no país e fundou grupos como a Comissão Pastoral da Terra do Rio Grande do Sul (CPT-RS), a Pastoral da Ecologia e a ONG Caminho das Águas. Em seu período de missão, também foi criador da Romaria da Terra e da Romaria das Águas.