Grupos Maristas do RS

28 de agosto: Dia Nacional do Voluntariado | Saiba como funciona o programa da Rede Marista

Dica de Encontro,

Ação do Desafio Solidáriio realizada pelos/as jovens do Cesmar
 
Nos objetivos e projetos estratégicos da PJM consta o incentivo à vivencia da Cultura da Solidariedade. Por isso, realizamos muitas ações em nossas unidades que visam contribuir para que adolescentes e jovens se engajem em causas sociais e eclesiais. Exemplos: campanhas de arrecadação, Missão Jovem Marista, Desafio Solidário.
 
Além disso, há Participantes e Animadores/as que fazem parte do Programa Voluntariado Marista. Ao todo, 166 integrantes atuam, em parel, na PJM e no Voluntariado, realizando atividades em grupo ou individualmente. Pedro Guna Lopes é um deles. No último dia da MJM 2017 ele testemunhou sobre a alegria de estar colaborando em ambas as frentes. “Sei que estou no caminho certo porque é a vivência na PJM é complementada pelas atividades do grupo de voluntariado”, testemunhou o estudante do Colégio Marista São Francisco, de Rio Grande.
 

Pedro na Ascat durante a MJM 2017
 
Se você tem o desejo de ser voluntário/a, mas não sabe ao certo como funciona o programa, a gente vai te ajudar. Veja as informações abaixo:
 
Sobre o programa:
O Voluntariado Marista visa contribuir na construção da Cultura da Solidariedade, colaborando na efetivação da missão de evangelizar, segundo o carisma marista, formando cidadãos/as comprometidos/as com a promoção da vida. O programa opta pelo voluntariado educativo, fomentando iniciativas e experiências transformadoras, pessoal e social, no qual o/a voluntário/a entra em contato com distintas realidades, recebendo formação e acompanhamento específicos. 
 
A quem se destina?
Podem se integrar ao programa: estudantes (a partir de 14 anos de idade), ex-alunos/as, colaboradores/as, Irmãos, Fraternos/as do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), familiares e pessoas com vínculo marista.
 
Atividades a serem realizadas:
O/a Voluntário/a Marista pode realizar atividades em diferentes áreas em benefício de pessoas de diferentes faixas etárias: crianças, adolescentes, adultos e idosos, podendo ser em diversas entidades: colégios, centros sociais, lar de idosos, creches, comunidades ribeirinhas, comunidades eclesiais, abrigos, organizações não governamentais, hospitais, postos de saúde, etc.

Espaços de missão:
O Voluntariado Marista ocorre em dois âmbitos: 
 
  • Provincial: abrange os estados do Rio Grande do Sul, Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e o Distrito Federal. Para os espaços de missão Marista no Rio Grande do Sul e Distrito Federal, o voluntariado é coordenado pelo Serviço de Pastoral de cada Unidade. Já nos estados da Região Amazônica, a articulação é feita pela Coordenação de Pastoral. O serviço de voluntariado é realizado em entidades cadastradas pela Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol) ou outra ONG.
 
 
  • Interprovincial: é destinado para pessoas que queiram realizar voluntariado em outras Províncias Maristas (no Brasil ou do exterior). Idade mínima: 18 anos.
 

Como ser voluntário/a?
O contato deve ser feito com o/a Pastoralista da sua Unidade. O serviço é realizado nas modalidades grupal [Quando a atividade é realizada em grupo e acompanhada pelo/a pastoralista] e individual [Em que o/a voluntário/a realiza a atividade individualmente. Nessa modalidade, a idade mínima é de 18 anos].
 
Mais informações estão disponíveis no portal  www.maristas.org.br/voluntariado ou pelo e-mail: voluntariado@maristas.org.br.
 

Imagem comemorativa que foi compatilhada no Facebook