Grupos Maristas do RS

Um novo La Valla

Mística da PJM,
Na próxima sexta-feira, 8/9, inicia o 22º Capítulo Geral do Instituto Marista. O Capítulo Geral é uma assembleia representativa de Irmãos e Leigos/as de todo o mundo. Ocorre a cada 8 anos com o objetivo de tratar sobre os assuntos de maior importância para a missão marista e eleger o Irmão Superior-Geral e seu conselho.
 

Irmãos e Leigos/as da Rede Marista em encontro preparatório para o 22º Capítulo Geral
 
É a primeira vez na história que o Capítulo Geral será celebrado fora da sede do Governo-geral que fica em Roma. O local escolhido para essa vivência é Rio Negro, na Colômbia, e o tema de sua convocação nos convida a um novo começo, em profunda conexão com os três anos de preparação para o início do terceiro centenário marista.
 
A partir da carta Um Novo La Valla do Ir. Emili Turú, fomos convidados/as a vivenciar um processo preparatório para este momento. Um novo La Valla não vem como proposta de reviver o passado da primeira comunidade marista, mas, sim, como perspectiva de atualizar esta La Valla com a realidade do século 21. Concluímos que o Instituto Marista nasceu em 1817, mas continua nascendo e renascendo todos os dias. 
 
La Valla está relacionada a disponibilidade, humildade, sensibilidade, ousadia e trabalho. A mística da PJM nos traz como local de discernimento e aprofundamento do projeto de vida. É o local onde Champagnat sente-se chamado por Deus a ser Fundador.
 
Ousamos sonhar em La Valla, uma ousadia que enraíza e se manifesta muito fortemente. É onde ouvimos pulsar o coração de Champagnat, ouvimos o ecoar de sua voz vibrante que nos anima a seguir em missão. Nos traz confiança em Jesus e Maria, nos instiga ao sim.
 
O grupo é convidado a exercitar o ouvir, a escuta verdadeira. Convidado a estar aberto e sensível às questões sociais. Com isso, trazemos o desafio da conversação contemplativa. Significa ouvir o espírito dentro de nós e, ao mesmo tempo, escutar o espírito nos/as outros/as. Nos obriga a suspender o julgamento, resistir ao desejo do debate e do embate e nos ensina a escutar profundamente a outra pessoa.  É um convite a abrir o coração e a mente para ver com os olhos dos/as outros/as, nos permitindo enriquecer com perspectivas novas. 
 
Proposta de atividade
 
Em um primeiro momento, podemos trabalhar em duplas, trazendo um tema específico como, por exemplo: Como eu enxergo a minha realidade? A dupla se coloca no papel de ouvinte, onde primeiro um/a fala e o/a outro/a escuta, depois o papel se inverte. Esse momento pode ser repetido mais vezes, trocando as duplas de conversação e variando as perguntas. 
 
Ao fim desse momento de escuta, o grupo pode se reunir em um único círculo, ou se possível, entorno de uma mesma mesa. É hora de escutar o que o nosso coração sentiu nos momentos em que acolhemos sem julgamento a visão e opinião dos/as outros/as e partilhar esse sentimento. 
 
Como forma de reflexão final sugerimos a escuta da música Mesa de La Valla e sugerimos, também, a oração para o 22º Capítulo Geral.

Oração para o 22º Capítulo Geral
 
Deus Pai, Filho e Espírito Santo 
enchei-nos da fé, visão e coragem 
do nosso fundador São Marcelino, 
agora que estamos para iniciar nosso terceiro centenário 
como maristas de Champagnat. 
 
Reunidos em torno de Maria, nossa Boa Mãe, 
queremos sempre buscar-Vos, 
tecer fraternidade com todos nossos irmãos e irmãs, 
e levar vossa Boa Nova às crianças e jovens, 
especialmente os que estão nas periferias. 
 
Deus sempre amoroso, 
desde nossa fundação simples em La Valla, 
chegamos agora ao limiar de nosso terceiro centenário 
para criar juntos um novo começo. 
 
Seguros de vossa fidelidade, Senhor, 
e de que participamos da obra de Maria, 
colocamos a preparação, discernimento e decisões 
do nosso XXII Capítulo Geral 
sob vossa proteção e guia. 
 
Que este tempo de celebração, de memória e de reconciliação, 
nos encha de sabedoria, audácia, gratidão e fé, 
enquanto avançamos depressa 
rumo ao futuro que nos convoca, 
hoje e sempre. 
Amém.
 
Referências
 
Texto: Francine Ester Pereira | Animadora na PUCRS e representante jovem na preparação da Rede Marista para o 22º Capítulo Geral

 
Francine Pereiro em momento celebrativo com o Vice-Provincial e Vice-Presidente da Rede Marista, Irmão Deivis Fischer