Grupos Maristas do RS

Agora é a hora de fazer o novo acontecer

Mística da PJM,

No início do ano, tivemos o lançamento do nosso 2º Congresso Nacional da PJM (CNPJM), momento em que todos/as nós, adolescentes, jovens, Animadores/as, Assessores/as, Irmãos, Gestores/as e Colaboradores/as, estivemos de corações conectados, preparando-nos para essa nova experiência.

O evento terá como tema Na Dança da Missão, inspirado na carta do Superior-Geral do Instituto Marista, Emili Turú, que nos convida a uma dança divina, em que Deus é visto como a própria ação do dia a dia, como uma missão solidária, indo ao encontro do/a outro/a. Com o lema e iluminação bíblica Vi um novo céu e uma nova terra (Ap. 21,1), o congresso visa celebrar o Bicentenário Marista para seguir revigorando nossa caminhada.


EJM 2017: Envio dos/as participantes da Rede Marista ao 2º CNPJM

É real e imediata a necessidade de se criar encontros e espaços que cultivem a solidariedade, o despojamento, a entrega, a justiça, a sensibilidade, a fala e a escuta, vivenciando o diálogo entre grupos. A carta também questiona sobre o que faríamos se não tivéssemos medo.

Sugestão de reunião

  • Individual:

Orientar para que cada jovem escreva três medos e soluções rápidas para esses. Após a escrita, perguntar:  o que você faria se não tivesse esses medos?
Propor para, quem se sentir à vontade, compartilhar seus medos.

  • Coletivo:

Quais são os medos do grupo? (momento de reflexão e debate).
O que o grupo faria, nesse momento, praticando o despojamento e a entrega, se não tivesse medo?
Propor que o grupo realize algo que responda aos seus medos de forma criativa neste momento da reunião, disponibilizando um tempo para que realize a proposta, deixando-o livre a fim de que se desloque, adquirindo materiais para a realização da proposta, se necessário. Lembrando que todo o grupo deve realizar a proposta junto.

  • Para a reflexão

Conseguimos achar respostas para os nossos medos?
Como foi a experiência de deixar de lado o medo e agir no agora?
Podemos fazer isto em outros momentos de nossa vida? (Relembrar momento individual)

Finalizar com a oração do congresso

Oração do 2º CNPJM

Jesus, caminhe conosco para que, inspirados/as pela força do Santo Espírito e pela ousadia de Champagnat, sejamos profetas e anunciadores/as da Alegria do Evangelho em meio a outros/as Montagnes de hoje.

Na dança da missão, queremos partilhar nossos sonhos e alegrias, tristezas e medos, na certeza de renovar as nossas promessas e nosso entusiasmo de torná--lo conhecido, amado e seguido, construindo “o novo céu e a nova terra”. Amém!

Música do 2º CNPJM

Veja o teaser de lançamento do 2º CNPJM