Grupos Maristas do RS

Dia de festa!

Quando? Hoje, 4 de novembro!
Por quê? Aniversário dos assessores Márcia, de Viamão, e Valdecir, de Passo Fundo.

Pra comemorar, os dois tem um espaço especial aqui no Blog:

—————–

#Márcia, do Instituto Marista Graças, é uma das novas participantes da equipe de assessores da PMRS, entrando na PJM neste ano. E o Renato, antigo assessor, agora é o Coordenador de Pastoral, enquanto ela assume a organização dos grupos como assessora local, além de trabalhar na secretaria do Colégio.

(Ela é a 2ª da esquerda para direita, acima)
Aproveitando este espaço, falamos com a Marcinha para ela escolher uma música que goste e nos contar qual a importância para ela..
 
“Essa música fala muito da minha vida, de tudo que já passei. E que acima de tudo sempre esteve a minha fé sendo o alimento para não desistir (quem acredita sempre alcança) através da minha fé, aprendi a acreditar mais nas pessoas e respeitar o tempo de cada um, acreditar nos sonhos e ter a certeza que eles podem demorar a acontecer, mas que se realmente lutar eles logo serão realidade. Aprendi que algumas pessoas amam de jeito diferente e que esse é o unico modo que elas aprenderam amar e que por isso tenho que aceitar este jeito. Aprendi que família é familia independente da situação, eles são suas raizes, onde esta a sua identidade. Aprendi que amigos são pessoas que elegemos em nosso coração e que perder um amigo é uma ferida que jamais curamos.
Aprendi que a felicidade existe somente quando procuramos no lugar certo e que ela nasce unicamente de dentro do nosso coração e ai sim ela pode ser jorrada para outros corações.
Aprendi que existem pessoas que são verdadeiros solos sagrados, que quando estamos na sua presença vivenciamos o mesma atitude de Moises ao monte santo: retirar a sandálias dos pés, pq a o solo onde pisamos é sagrado demais. a segurança dessas pesssoas é tão grande que podemos ficar descalços.”

 

Ela abriu mesmo o coração para a gente!

———–

#Valdecir, o assessor local do Colégio Marista Conceição, caprichou nas perguntas que fizemos para ele.. e ainda escolheu a foto de comemoração de 15 anos de PJM! Segue aí:

(Ele é o 1° da direita para esquerda)
  • Nome: Valdecir João Bianchi
  • Cidade de origem: Casca
  • Formação: Faculdade de Filosofia, Faculdade de Teologia e Pastoral, Especialização em Metodologia do Ensino Religioso. Trabalho importante? Minha profissão vista com espírito de vocação – Educador.
  • Tempo na PJM: 15 anos

     

Conhecendo um pouco mais:Uma música: Por falar em PJM, escolho Hei Juventude, rosto do mundo.
Uma viagem inesquecível: Roma – representante Leigo no XX capítulo Geral do Instituto dos Irmãos Maristas, 2001. Lá vi o quanto o sonho de Marcelino é mundial, a simplicidade e a humildade em fazer uma grande proposta acontecer e o espírito de família na luta diária em favor da civilização do amor conquistada por cristãos e cidadãos imbuídos de protagonismo.
Um livro: Bíblia. Os outros fazem sentido a partir do que vejo de sentido nela.

 

Como foi sua juventude?
Normal. Sim normal. É normal situar-se nos contextos. Aprendi desde criança a assumir a vida com naturalidade. Sem muito espaço para conflitos existenciais. A vida era para ser vivida. Pronto! Fui jovem da roça, estudando em uma cidade média – Passo Fundo, em tempos de fim da ditadura militar. Enquanto me dava conta do mundo, meu projeto de vida era ser sacerdote. Para isso, fui sendo educado para sonhar o sonho de Deus e fazer com que todos sentissem como seu este sonho. No final da faculdade, sem perder este sonho, mudei meu projeto de vida. Dei um tempo e passei a entender que, sem ser sacerdote, poderia ser professor. Algo que faço até hoje e com muita satisfação. A participação em grupos de Jovens sempre foi um de meus compromissos pessoais. A experiência que fiz me faz entender que vale a pena cativar os outros jovens a fazê-la também.

O que sonha para a Juventude de hoje?O protagonismo. A vida em abundância. Um jovem íntegro e de paz. Um jovem que se situa no contexto em que vive e age em vista da construção de uma cultura de solidariedade onde todos possam sentir o prazer da vida nas mais diferentes possibilidades sempre com ética e dignidade.

Teu recado para todos da PJM!
Um Jovem envolvido na Pastoral Juvenil é um jovem com grandes possibilidades de garantir um Projeto de Vida feliz. Participe deste Projeto e cative outros jovens a participarem também

- E aí, já conheciam ele? Quem quiser trocar uma idéia com o Valdecir, ele está todas as manhãs e a tarde de sexta no colégio!

—————

 

Para os dois, valeu pela participação.
Assim como o Valdecir e a Marcinha, outros vários assessores dividem o entusiasmo, a experiência e a alegria deles com a gente…

E tu..

Te identificou com alguma resposta? Quer dar os parabéns?
Então deixa um comentário para eles!

 

http://www.youtube.com/watch?v=dLjPEb6S1tg