Grupos Maristas do RS

Encontro “Despertando” no Marista João Paulo II

Sábado, dia 19 de março, foi a data escolhida pela Pastoral do Colégio Marista João Paulo II (Brasília) para realizar o Encontro Despertando, na Chácara Pequi.

O objetivo do encontro era fazer com que os estudantes interessados em participar da PJM conhecessem um pouco mais sobre ela, suas atividades e trabalhos. Os jovens que já fazem parte da unidade iniciaram o encontro mais cedo, dia 18 (sexta-feira), para um momento de convivência e preparação do ambiente para a acolhida dos outros jovens que chegaram no sábado. Os jovens dormiram em barracas, em forma de acampamento de sexta para sábado.

Acampamento na Chácara Pequi

No momento de reflexão durante a noite de sexta, o grupo utilizou o texto de Discípulos de Emaús (Lc. 24,13-35), encerrando o momento com uma dinâmica de “partir o pão” (literalmente!!!). Como conta a Natália, assessora local da Unidade, a proposta escolhida foi para mostrar “a importância da partilha dentro dos grupos e que por meio dessa partilha fraterna que reconheceremos a pessoa de Jesus Cristo no irmão”.

Momento de reflexão

 No dia 19 (sábado), os 26 alunos foram recepcionados com muita música e animação. “Todos estavam ansiosos com a chegada dos colegas” – contou a Natália. Durante o dia eles tiveram: a apresentação da PJM feita pelas estudantes Maria Eduarda (9A) e Luisa (3º ano EM); atividades em grupo com textos do Marco Operativo valorizando a importância do grupo na vida do jovem (onde tiveram que apresentar de forma criativa, com teatro, música, cartazes e telejornal o que leram nos grupos); momento de convivência, recreação e gincana. Ah, e essa gincana teve um prêmio muito especial! A caixa de bombom, digna da equipe vencedora, foi dividida com todos os jovens das outras equipes!

 

Que dança é essa? Boa pergunta..

 
Por fim, a assessora ainda ressalta:
“Esse encontro revitalizou os alunos que já participavam e deu um novo ânimo a todos. Estão muito animados e empolgados e mais comprometidos com o grupo. Sentiram-se responsáveis pelos estudantes que foram conhecer a PJM.
Os estudantes que foram conhecer a PJM adoraram o encontro e na avaliação que fizeram ressaltaram que as coisas que mais gostaram foi o entrosamento, a amizade, a alegria e a acolhida que perceberam nos colegas que já participam do grupo
(…)Estamos todos muito animados e com o coração agradecido a Deus por tantas graças recebidas e por seu amor que constantemente nos renova e nos impulsiona a continuar a caminhada.”.

 

Jovens durante o Encontro

 A primeira reunião para os novos participantes será no dia 25 (sexta-feira).

+ Contribuições:
Natália Campos – Assessora local do Colégio Marista João Paulo II