Grupos Maristas do RS

PJM no Encontro dos Grêmios Estudantis 2011

Nos dias nos dias 5 e 6 de maio de 2011, mais de 50 jovens representantes das Diretorias do Grêmios Estudantis dos Colégios Maristas estiveram presentes na Casa Marista da Juventude (CAJU). Com o objetivo de partilhar experiências e trocar ideias, eles participaram de momentos de formação, estudo e convivência.

Mesmo com a responsabilidade de integrar a equipe do Grêmio Estudantil nos seus Colégios, alguns destes jovens continuaram sua caminhada junto a Pastoral Juvenil Marista. A auxiliar de Pastoral Maria Lúcia Machado, membro da Equipe Provincial da PJM, estava lá e conversou com a galera para ver como eles sentem estes dois espaços de protagonismo juvenil – estudantil no dia a dia:

 

Presença PJM no Encontro das diretorias dos G.E.

ML – Como foi o Encontro para vocês?
Todos: Foi bom e bastante proveitoso. Todos conhecemos uns aos outros, vendo outras realidades e desafios diferentes. Nos sentimos mais unidos como Colégios Maristas. Pudemos trocar experiências. Evoluimos como pessoas e queremos chegar logo nos Colégios para compartilhar o que aprendemos.

ML – Como vocês sentem a relação PJM – Grêmio Estudantil?
Todos: A ligação poderia ser melhor. Às vezes encontramos alguns problemas em relação a sala que ocupamos, por exemplo, e por isso precisamos de pessoas (gurizada que nem a gente, amigos..) que possam intermediar algumas questões. Porém, sentimos que a “máquina (da PJM) engrenou”, está ficando mais forte nos Colégios e com isso vem a união entre estes grupos e até a conciliação dos horários de reuniões. Está melhorando porque, afinal, todos somos “jovens dispostos a fazer algo pelo Colégio”, e aí temos exemplos de liderança. Quanto mais pessoas tiverem interesse é mais fácil de realizar.

ML – Deixem alguma mensagem para outros jovens que fazem parte destes espaços no Colégio:
Todos: Como todos somos jovens, vamos somar PJM e Grêmio Estudantil para integrar mais estudantes. Vamos fazer da Juventude o nosso futuro. Somos todos líderes, então devemos nos unir para conquistar as nossas causas em comum.

—–

Entre as conversas, a Carolina (Marista São Pedro) destacou a ação de Páscoa que o Grêmio Estudantil realizou em parceria com a PJM local. Eles arrecadaram doces e montaram cestas de Páscoa entregues pessoalmente a crianças carentes. Como ela relata, “foi uma união entre o GESP (Grêmio Estudantil São Pedro), PJM e alunos interessados em que todos se ajudaram”.

Estavam presentes no bate papo Carolina (Marista Pio XII), Elvio Felipe e Carolina (Marista São Pedro), Caroline (Maria Imaculada), Leonardo, Inaê e Jordana (Marista Ipanema), Luciano (Marista Assunção), Bruna e André (Marista São Luís), Vitória e Letícia (Marista Roque) e Igor (Marista Champagnat).

+ infos:
Portal Marista
Fotos