Grupos Maristas do RS

Entrevista com os participantes da #JMJ e #EIJM

Faltando apenas uma semana para o Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM) e posterior Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri, o Blog da PJM-PMRS fez uma entrevista com os cinco representantes da nossa Província nestas celebrações. Acompanha aí!

 

Grupo reunido durante o 2º Encontro Presencial, no dia 08/07.
(E) Tailine, David, Zeca, Miguel, Jair, Ir. Deivis, Sophia, Ir. Manuir


1) Como está a tua preparação pessoal? 

 
DAVID: Olha no inicio quando estava faltando muito tempo ainda estava mais nervoso do que agora, e vinha me preparando de uma maneira mais “louca” lendo de mais, orando direto e falando com muitas pessoas, mas parei com isso a um tempo a traz . vi que minha preparação não estava em momentos individuais com cada ponTo desses e sim com o dia a dia com minha familia, amigos, colegas e trabalho e principalmente com minha familia chamada PJM.
 
JAIR: A expectativa esta muito grande, conforme se aproxima os dias sinto aumentar o frio na barriga, estou me apropriando de todo o material que pode ser útil para minha jornada, como os subsídios que recebi por e-mail e cartilhas do encontro, o que mais se fala na nossa PJM local é a viagem, sinto que os jovens estão tão ansiosos como eu.
 
MIGUEL: A minha preparação está em todos os dias, no convivio, buscando informações na internet, participando de encontros e, é claro, interiormente. Quero chegar lá com a cabeça vazia, totalmente focado no encontro, o que exige um grande esforço.



SOPHIA: Antes mesmo de começar o processo de escolha dos 5 representantes da província para a Jornada Mundial da Juventude e o Encontro Internacional de Jovens Maristas eu já estava lendo na Internet notícias sobre os dois eventos e acompanhando o site da JMJ. Pesquisando na internet achei vários sites de pessoas que já foram e que irão para a Jornada, com depoimentos muito interessantes que permitem começar a sentir um pouco de como será estar lá.
Além disso, no Rosário vivenciamos o processo preparatório para o EIJM e tive a oportunidade de ouvir o que os jovens pensam sobre a juventude, fé, o instituto marista, a igreja, a vida… Com isso, ouvi opiniões diferentes que ajudaram a preparar o coração para tudo que será vivenciado. Eu, o Miguel, a Tailine e o Ir.Manuir, junto com a Brenda e o Gaúcho participamos da Jornada Arquidiocesana da Juventude, onde jovens de vários carismas e grupos se reuniram no colégio La Salle Dores para se preparar para a Jornada. Participamos de palestras, oficinas, shows e celebração e tivemos a oportunidade de conhecer outros jovens que já foram e irão para a JMJ, outras experiências de fé, outras ideias que nos mostraram um pouco como será em Madrid.
 
TAILINE: Tenho estado cada vez mais unida aos jovens do meu local, aos meus amigos, a minha família. Além disso, tenho me mantido de coração aberto e acolhedor, partilhando vivências e orando sempre!
 
 

 

1° Encontro Presencial, no dia 25/02.
(E) Jair, David, Tailine, Sophia e Miguel
———-
2) Como tu sente a integração do grupo deste a escolha dos nomes?
 
DAVID: Olha em cima de todos e da vida de cada , com responsabilidade diferente acho ate que ga boa sim seria bem melhor se a gente patilhase mais coisas pessoalmene . mas ta muito bom assim. acho que esas pessoal são otimas sophia, miguel , jair e tailine. são pessoa que eu sei que posso aprender muito com elas.
 
JAIR: Ótima, apesar de eu estar longe dos quatro participantes, fico muito feliz por poder me comunicar por e-mail com o grupo e outros que vão conosco.
 
MIGUEL: A integração do grupo é excelente; não pensava que iriamos nos sintonizar dessa maneira em tão pouco tempo.
 
SOPHIA: Os integrantes do grupo já se conheciam de outros encontros e atividades da PJM provincial, o que facilitou a integração. Tivemos apenas duas reuniões presenciais de todo grupo, uma em fevereiro e outra em julho e troca de emails durante esse período. Já deu para perceber que de uma reunião para outra, o grupo está mais sintonizado, já que todos nós estarmos nos preparando para estes dois encontros.
 
TAILINE: Sinto que os grupos do local em que atuo na PJM – Instituto Marista Graças- reagiram bem quanto à escolha e estão cada dia mais unidos para mais essa conquista! Assim também o próprio grupo de jovens representantes, que irá para os dois encontros (EIJM e JMJ) está igualmente unido e sintonizado
 
 
———-

3) Qual é a expectativa para a JMJ e o EIJM?

 

DAVID: Na verdade não sei passa muitas coisa na minha cabeça positivas e negativas na sei o que posso encontra lá, claro penso sempre mais nas coisas boas, mas minha pequena espectativa para os dois eventeo e de experiencias novas e muito fortes um aprendizado que não vou esquer jamais.

 

JAIR: Enorme, estudei bastante sobre os outros encontros, e pude notar a grandiosidade do evento que nos espera.

MIGUEL: Não sei ao certo o que espero dos encontros, mas sei que já sinto aquele frio na barriga e tenho certeza de que vivenciarei momentos únicos.

SOPHIA: Cada vez a expectativa cresce mais, pois a data está se aproximando. Acredito que cada momento que iremos vivenciar lá será único, tanto no Encontro Marista quanto na Jornada. Teremos a oportunidade de conhecer pessoas de vários lugares, maneiras diferentes de pensar, de vivenciar a fé, mas que estão unidas por um objetivo. Acredito que será mais visível ainda que a juventude pode e deve ser sal da terra e luz do mundo. É muito difícil mensurar tudo que viveremos lá, mas quero ir de coração aberto para todos os momentos.

TAILINE: Espero encontrar outros “sais da Terra e luzes do mundo”…Corações que se conectam por uma causa, e que têm o sentimento de poder de transformar o mundo. Além disso, espero voltar ainda mais motivada nessa linda caminhada que construí na PJM.

 

O grupo já está bastante integrado mesmo! 
(E) Miguel, Jair e David

———-
4) Escolhendo apenas um momento, qual é o que te deixa mais ansioso nesta viagem?

DAVID: A ida tipo 12 horas dentro de um avião acho que isso me deixa mais nervoso.

JAIR: Conhecer o Sucessor de Pedro, tenho esperança de chegar bem pertinho da santidade.

MIGUEL: Impossível escolher um único momento, pois não sei o que realmente me espera na Espanha. Por mais que eu leia cronogramas e afins, só teremos noção do que será cada momento quando os vivenciarmos.

SOPHIA: É bem difícil escolher uma coisa só, pois acredito que tudo que viveremos lá será especial. Mas uma atividade da JMJ me chamou atenção desde a primeira vez que eu ouvi falar, que é a Missa Final com o Papa. Conversando com pessoas que já foram e lendo na Internet, todos dizem que é um “momento de arrepiar”. E só de imaginar milhares de jovens reunidos para uma celebração, o coração já bate mais forte. Além disso, é nesse momento que o Papa anuncia onde será a próxima peregrinação…

TAILINE: É realmente muito difícil escolher um só momento que me deixa ansiosa, mas acredito que seja a vigília com o papa.

 

(E) Miguel, Tailine, Jair, Sophia e David

———-
5) Por fim, deixa um recadinho para quem está acompanhando no Blog a participação de vocês!

DAVID: Galera no momento , não sei muito o que dizer só que espero que seja uma esperiencia muito boa e que eu consiga trazer algo para PJM . NÃO SO DA MINHA UNIDADE E SIM PARA TODAS

JAIR: Galera, fico muito feliz de estar indo a esse mega evento, apesar da empolgação da viagem sei do meu compromisso de fazer uma ótima participação, já que estou indo representar a nossa PJM, isso que é compromisso tchê.

MIGUEL: Entoooonces, meu povo! Espero estarmos todos conectados nessa jornada. Fiquem de olho do Blog que virão novidades enquanto estivermos lá. Grande abraço, fiquem com Deus!

SOPHIA: Quero pedir a todos que rezem por nós e por todos os jovens que irão participar do Encontro e da Jornada. Para que tudo que nós vivenciarmos e aprendermos lá possamos trazer para nossa Província. Infelizmente, apenas 5 jovens por província podem participar presencialmente do EIJM, mas tenham a certeza que levamos conosco cada um de vocês. Durante o período dessas duas atividades vamos estar com os corações ainda mais conectados, pois como diz a música “quando estamos juntos somos mais capazes de mudar o mundo e viver o sonho de Champagnat”.

TAILINE: “Que sejamos todos sais da Terra e luzes do mundo”.

———-

A viagem se inicia no dia 07/08 para São Paulo, onde irão participar de atividades de integração com o Brasil Marista e juntos embarcar para Madrid, na Espanha, com previsão de chegada na manhã do dia 09/08. Os cinco jovens representantes serão acompanhados pelo Ir. Manuir. A celebração de envio será no sábado, dia 06/08, na CAJU, em Porto Alegre.

Acompanhe aqui no Blog todas as informações do EIJM e JMJ!
Sobre o EIJM – via Portal Marista
Participantes – via Portal Marista
Lema do EIJM – via Portal Marista
1º Encontro Presencial dos Jovens para a JMJ e EIJM
Convite para a Celebração de Envio