Grupos Maristas do RS

Diário de Bordo - Festival Marista Internacional

Diário de bordo escrito no dia 15/08 (segunda-feira).

 

“Bom dia!

Estamos quase terminando o Encontro Internacional de Jovens Maristas e voltando para Madrid, onde hoje, à partir das 19h – horário de Madrid, 14h Porto Alegre – vamos participar do Festival Marista Internacional. Vocês podem assistir ao vivo pelo link: http://www.maristas.es/jovenes/spip/

Ontem (domingo) foi um dia de bastante reflexão sobre o Instituto Marista, o XXI Capítulo Geral, como os jovens pensam o carisma e a espiritualidade da Congregação e o que sonhamos para o futuro. Foi escrito um manifesto, a partir das ideias sugeridas em cada grupo de partilha.

Depois os irmãos da Casa Geral de Roma ouviram o que os jovens pensam do Instituto e como poderiam melhorar sua ação. Vários aspectos foram discutidos como: a presença dos Irmãos entre os jovens, como fazer despertar mais vocações de Irmãos, a importância da Congregação abrir espaço para os jovens serem realmente protagonistas, entre outras. O manifesto, depois que for corrigido, será traduzido para as línguas do Instituto (francês, espanhol, inglês e português).

Na noite, tivemos mais uma celebração bem significativa, desta vez tendo como temática o Belivin (creendo), assim como nos dias anteriores as temáticas foram o Be (ser), o Live (viver) e o in (o que está dentro de mim). Nesses momentos de oração podemos perceber muito forte o clima de comunidade que criamos. Em alguns momentos todos rezam na mesma língua, em outros cada um no idioma de seu país, mostrando a internacionalidade de nosso Instituto.

Hoje pela manhã, fizemos um momento de oração mariana, já que é o dia da Assunção de Nossa Senhora e comemoramos o Dia do Marista. Logo depois, o Ir. Emili Turú e Ir. João do Prado fizeram os agradecimentos a todos que nos acolheram aqui na Espanha e que prepararam este encontro. Anunciou também que como o Vaticano divulgou na sexta-feira que a próxima JMJ será no Rio de Janeiro o Encontro Internacional de Jovens Maristas também irá acontecer lá. É uma grande alegria para todo Brasil Marista poder receber jovens de todos os lugares para esses grandes eventos.

O que levamos de principal desse Encontro é a certeza de que a família Marista no mundo é muito grande e pode fazer a diferença na construção de um mundo melhor. O que levamos no coração, na mente, em imagens e vídeos é a riqueza da diversidade de vivências que partilhamos aqui.

“Creemos en lo que somos desde nuestra realidad. Creyendo puedo ser luz para los demás. Somos tierra, somos semilla, comos fruto de este sueño de Champagnat!”Beijos a todos, mandamos notícias de Madrid! Rezem por nós e por todos os jovens que participarão da JMJ!”

——————-

+ infos:
Entrevista com Ir. Emili Turú
Festival Marista Internacional