Grupos Maristas do RS

Processo de Preparação Provincial

Confira como será nossa prepração aqui no RS: 
 
PROVÍNCIA MARISTA DO RIO GRANDE DO SUL
 
PASTORAL JUVENIL MARISTA – PJM
 
1º Congresso Nacional da Pastoral Juvenil Marista
 
CORAÇÕES CONECTADOS
 
Processo de Preparação Provincial
 
1) Caminhada da PJM: Memória
A Pastoral Juvenil Marista (PJM) é uma proposta elaborada em nível de Brasil a partir de 2005, que vem sendo implementada e consolidada em cada Província desde então. Nasceu a partir das experiências dos movimentos de juventude existentes em cada província e também das experiências dos três Encontros Nacionais Maristas de Jovens, realizados em Mendes (1996), em Porto Alegre (2000) e Natal (2003).

 

 

 

A partir daí se percebeu a possibilidade da construção de uma proposta nacional para evangelização de adolescentes e jovens em âmbito nacional, de maneira que respeitasse as diferenças regionais de cada Província.

 

 

 

Essa proposta vem se concretizando através dos grupos de adolescentes e jovens que se reúnem com esse intuito, e vem sendo orientada e alimentada pelos documentos lançados em nível nacional, as Diretrizes Nacionais da PJM e o Caminho da educação e amadurecimento na fé: a mística da PJM.

 

 

 

2) Proposta do Congresso
Neste contexto, a Comissão de Evangelização da UMBRASIL lançou a proposta de celebrar essa caminhada em nível nacional. Depois de longa discussão quanto ao melhor formato para esse momento, se chegou à conclusão que seria um congresso. Assim, surgiu a proposta de realização do 1º Congresso Nacional da PJM.

 

 

 

Neste sentido, o 1º Congresso Nacional da PJM nasceu para possibilitar a celebração dos cinco anos de implantação nacional da PJM. A ideia central é permitir aos jovens a convivência multicultural, a partilha das experiências formativas locais, a discussão de temas de relevância nacional, a proposição de ações de protagonismo e a perspectiva de desenvolvimento futuro.

 

 

 

3) Data de realização, lema e local
A cidade escolhida para a realização deste evento foi Curitiba, visto que nas demais regiões pertencentes às outras províncias já houve um encontro nacional de jovens, como mencionado acima.

 

 

 

Como lema do Congresso, pensou-se Corações conectados, que traz a ideia do coração, que tem perpassado as reflexões do Instituto nos últimos anos (canonização, Assembleia Internacional da Missão Marista, Capítulo Geral…) e de conexão, linguagem corrente no universo juvenil. Trataremos de corações conectados na proposta de Jesus Cristo, em Maria, na realidade, nos apelos sociais, no carisma marista e na PJM, que “conecta” diferentes realidades e culturas, aproximando adolescentes e jovens de diferentes regiões do Brasil, entre outras.

 

 

 

Está previsto para os dias 25 a 29 de janeiro de 2010, no Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba, PR.

 

 

 

4) Objetivos
• Celebrar e partilhar a trajetória da PJM no Brasil.
• Fortalecer o projeto da PJM a partir da divulgação do documento Mística da PJM – Caminho da Educação e Amadurecimento da Fé.
• Promover a visibilidade da PJM como proposta marista de evangelização juvenil.
 
5) Vagas
150 vagas por Província.
 
6) Organização das vagas na Província
De acordo com a caminhada realizada na PJM local este número variará de 2 a 8 vagas. Será uma média de 4 vagas por local.

 

 

 

O assessor local da PJM, em consonância com a Direção/Coordenação da Unidade indica os jovens de acordo com as vagas disponíveis para sua Unidade e a indicação passará pela Equipe Provincial da PJM.

 

 

 

7) Prazo para indicação
31 de agosto de 2009. (Prorrogado na Reunião Ampliada de Viamão, em julho, para o dia 15 de setembro de 2009)

 

 

 

8) Critérios
 Idade mínima de 14 anos.
 Estar participando da PJM pelos menos a 1 ano.
 Ser uma liderança na PJM de sua unidade (Não significa ser “animador”).
 Envolver-se no processo preparatório do 1º Congresso.
 
9) Custos
- R$ 40, 00 por inscrição;
- Transporte;
- Alimentação durante a viagem.

 

 

 

10) Pré-congresso
- Realização de encontros regionais com os participantes para primeira síntese:
1) Santa Maria (Santa Maria, Santa Marta, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul – São Luís e Boa Esperança, Santo Ângelo, Uruguaiana);
2) Passo Fundo (Conceição, Instituto Champagnat, Bento Gonçalves, Vacaria, Cruz Alta);
3) Porto Alegre (Rosário, Champagnat, Assunção, Cesmar, São Pedro, Ipanema, Pio XII, Canudos, Graças).
4) Brasília (Interprovincial).

 

 

 

- Encontro provincial com os participantes: antes da ida a Curitiba.
 
11) Processo do Congresso

 

 

 

12) Roteiro de estudos