Grupos Maristas do RS

Jovens se unem ao projeto

PJM nas Unidades,

Em preparação ao 2º EJM, os jovens da Comunidade Nossa Sra. de Fátima (Cruz Alta/RS) se uniram a um projeto bastante conhecido entre eles: Profissão Catador.

“Já visitamos os 3 lugares de realidades diferentes que foram: Escola Santo Antônio, CRAS Um lugar ao sol e a Profissão Catador. Decidimos escolher essa unidade (Profissão Catador) para ser ajudada porque está situada em nossa realidade e também porque contribui para o bairro ficar mais limpo, além de criar mais rendas para as famílias carentes, onde nos reunimos para averiguar de qual maneira poderíamos ajudá-los”, relata Jean Agertt.Eles decidiram junto ao assistente social que começariam a separar materiais recicláveis em suas casas, além de passar nas lojas do comércio da cidade para recolher mais material.

 

O material reciclável foi recolhido no comércio da cidade

Em uma das visitas, eles expuseram as propostas, trocaram ideias e conheceram melhor o local da prática do profissional catador. Numa outra, eles tiveram conhecimento sobre o salário – que não tem preço fixo -, tabelas de preços e o funcionamento das máquinas de reciclagem.

“Também reunimos alguns integrantes do grupo para passar nas casas de nossa comunidade pedindo que separassem os materiais recicláveis, colocando nos dias inversos de coleta de lixo, para que os recicladores coletassem o material”, destaca Jean.

Catadora de material reciclável do “Profissão Catador”
Local de armazenamento

O mais interessante da proposta é o envolvimento que os jovens da PJM tiveram com o Profissão Catador: “Ainda estamos trabalhando com eles e pretendemos dar continuidade após o EJM”.Este é um exemplo claro de que o 2º EJM não começa – nem termina – no dia 29 de Outubro.
Afinal, o Encontro de Jovens Maristas é a celebração de toda uma caminhada que a PJM desenvolve ao longo do ano, depois de ver, discernir e agir sobre alguma situação da nossa realidade.

Ao final deste processo, podemos nos perguntar:
O que queremos celebrar?
Com certeza, a galera de Cruz Alta encontrou um bom motivo…

—————–

+ infos:

Essas e mais fotos da tarefa realizada pela PJM da Comunidade Nossa Sra. de Fátima estão disponíveis no álbum “Preparação para o 2º EJM”

Preparação para o 2º EJM