Grupos Maristas do RS

Horizontes das PJs no Brasil

PJM,

Entre os dias 4 a 6 de novembro, mais de trinta jovens e assessores das Pastorais da Juventude e da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude estiveram reunidos no Seminário Nacional de Preparação das Atividades Permanentes das PJs, realizado em Belo Horizonte. Foi um espaço para avaliação e discernimento da missão das Pastorais da Juventude, revendo desafios e oportunidades de atuação nos próximos anos.

As reflexões foram à luz da Palavra de Deus, além da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015, Campanha da Fraternidade 2012, prepração para a JMJ 2013, projeto “Revitalização da Pastoral Juvenil” e o documento do CELAM “Civilização do Amor – Projeto e Missão”.

O eixo rezado e assumido para as Atividades Permanentes dos próximos anos (2012, 2013 e 2014) é “A defesa da vida na construção da Civilização do Amo”, e se refere à evangelização da juventude.

Os temas, lemas e iluminações bíblicas das Atividades Permamentes das PJs para o ano de 2012 foram definidos. São eles:

Semana da Cidadania: 14 a 21 de abril de 2012

Tema: Juventude e saúde alimentar

Lema: É preciso ter certeza do que se põe na mesa

Referencial Bíblico: Ap 22, 2 e Jo 6, 27

Semana do Estudante: 06 a 12 de agosto de 2012

Tema: Semana do Estudante – 10 anos sonhando e construindo a civilização do amor

Lema: No caminho da história, a opção por uma educação libertadora

Referencial Bíblico: Lucas 24, 13-35

Dia Nacional da Juventude

Tema: Juventude e Vida

Lema: Que vida vale a pena ser vivida?

Referencial Bíblico: Jo 10, 10

“Diante dos muitos desafios internos e externos para a realização da missão das Pastorais da Juventude e das oportunidades que motivam a teimosia do seguimento, elas reafirmaram sua fidelidade e ousadia no seguimento de Jesus Cristo e na colaboração com a realização de seu Projeto, no cuidado com a vida dos/as jovens e dos/as pobres.” – afirma a Comunicação do Seminário no site da PJ.

Fonte:

Site da Pastoral Juvenil

Notícia via CNBB: em Belo Horizonte, Pastorais da Juventude preparam atividades permanentes dos próximos anos