Grupos Maristas do RS

UNICEF lança relatório sobre a Adolescência Brasileira

Sobre Juventudes,

Fonte: http://www.unicef.org.br/

A publicação revela como vivem e o que pensam os adolescentes e como o Brasil pode garantir aos seus cidadãos de 12 a 17 anos o direito de ser adolescente. Oportunidade para reduzir vulnerabilidades e superar desigualdades foi um dos objetivos do documento.

O lançamento do relatório aconteceu em Brasília, na quarta-feira (30/11) com a presença de adolescentes e autoridades. O relatório analisa a situação dos adolescentes brasileiros, também traz uma análise das políticas públicas desenvolvidas no Brasil e propõe ainda um conjunto de ações a serem tomadas para garantir a realização dos direitos de todos e de cada adolescente.

As projeções demográficas mostram que o Brasil não voltará a ter uma participação percentual tão significativa dos adolescentes no total da população, pois atualmente vivem no Brasil 21 milhões de meninos e meninas entre 12 e 18 anos (incompletos), o que equivale a 11% da população brasileira. “Nós estamos aqui para desconstruir um preconceito”, disse Marie-Pierre Poirier, representante do UNICEF no Brasil. “O UNICEF quer propor um novo olhar. Um olhar que reconheça que os adolescentes são um grupo em si. Ou seja, não são crianças grandes, nem futuros adultos. São sujeitos, com direitos específicos, vivendo uma fase extraordinária de sua vida.”

unicef_relatorio adolescencia no brasil

Leio o Relatório na íntegra:

Relatório sobre a situação da adolescência do Brasil 2011