Grupos Maristas do RS

Retrospectiva de 2011, novos caminhos em 2012!

PJM,

2011 foi um ano marcante para a Pastoral Juvenil Marista!

Mais de 60 grupos se reuniram sistematicamente em 22 Unidades, por toda a Província Marista do Rio Grande do Sul. A Solidariedade estampou várias das ações destes, consolidando, ainda mais, a marca do jovem marista nas mais diversas cidades do RS e também por Brasília. Foram visitas, campanhas de recolhimento de materiais recicláveis, roupas, brincadeiras, “abraços grátis” e sorrisos doados – de coração.

Nossos rostos foram representados por uma delegação em Madri, no Encontro Internacional de Jovens Maristas e Jornada Mundial da Juventude. Nossas vozes falaram alto, defendendo políticas Públicas nas Conferências para as Juventudes do interior e da Capital, do estado e do país!

No Encontro de Jovens Maristas, a PJM, humildemente, presenteou o Santuário de Nossa Sra. Medianeira com a imagem da Boa Mãe. No seu manto, os mais íntimos desejos dos jovens que foram até Santa Maria celebrar a vida e a caminhada da PJM: a paz, o amor, saúde, conseguir passar por cima de algum desafio, boas oportunidades ou simplesmente que Maria, a Nossa Boa Mãe, rogasse por todos nós.

hegando o final do ano, a Equipe Provincial, os assessores e os animadores representantes das Unidades se reuniram na CAJU para a Reunião Ampliada: avaliar 2011 e planejar 2012. Entre alguns dos diversos assuntos, o grupo decidiu abraçar uma nova proposta de metodologia para ser utilizada na Província cuja essência é o acompanhamento.

2011 foi um ano marcante porque foram os jovens quem escreveram estas belíssimas histórias!

Tem um poema de Carlos Drummond de Andrade que diz:

“Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.

Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente”.

É com alegria que vemos um novo ano chegar! Em 2012, vamos dar continuidade aos processos da Pastoral Juvenil Marista, acompanhando de perto os avanços e desafios que virão.

Sobretudo, vamos trabalhar para que os jovens sejam, cada vez mais, os protagonistas em sua comunidade, colégio ou centro social em busca de uma sociedade justa e fraterna; que os jovens saibam fazer sábias escolhas à luz da palavra de Deus, que o despojamento e a atitude de Jesus sejam a inspiração para todos aqueles que “pintam a cara com a cor da esperança e o futuro com o coração”, como canta Diego Torres.

Seguimos juntos na caminhada!

Falando nisso…

Venha fazer parte do nosso grupo no Facebook (http://on.fb.me/pjm-pmrs).

E continue vindo ao Blog da PJM para acompanhar notícias, matérias sobre Juventude, subsídios, vídeos e muito mais!