Grupos Maristas do RS

10º ENPJ é celebrado em Maringá

PJM,

Entre os dias 8 a 15 de Janeiro, cerca de 700 jovens se encontraram em Maringá/PR para o 10° Encontro Nacional da Pastoral da Juventude. Confira como tudo aconteceu:

(E) Jean, Nanny, Jésica e Karen

# Preparação

Antes de começar o 10º ENPJ, os grupos de jovens da PJ tiveram uma preparação intensa. Hino, oração e um roteiro celebrativos foram disponibilizados a todos os participantes, assim como uma lista de “Indicação de Leituras”. Além destes, outros jovens podiam mandar mensagens com um vídeo que foram mostrados durante o Encontro.

# O encontro:

O Encontro Nacional foi um momento em que a Pastoral da Juventude (PJ) no seguimento a Jesus, se reuniu em uma (arqui)diocese para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. O encontro é realizado a cada três anos, reunindo jovens e assessores da PJ de todas as dioceses do Brasil. Com grande alegria a PJ fez sua morada entre os dias 8 e 15 de janeiro de 2012, nas terras da Arquidiocese de Maringá – Regional Sul II da CNBB, sendo a primeira diocese da região sul do país a receber o Encontro Nacional da PJ (ENPJ).

Momentos de dinâmicas entre os grupos

Cerca de 700 jovens reafirmaram sua eclesialidade refletindo e celebrando o tema: Somos Igreja Jovem, à luz da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (DGAE) e do Plano de Ação Pastoral da PJ. Embalados pelo lema: Na Ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida, os jovens participantes celebraram e se animaram para que, a exemplo do Jovem de Nazaré, vivam em comunidade e juntos possam defender a vida da juventude.

Com expectativa é que vivenciaram este encontro na busca de favorecer um espaço de troca de experiências dos grupos e vida das lideranças, enquanto Igreja Jovem; de aprofundamento das DGAE 2011-2015; de celebração e reflexão sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II e do Projeto de Revitalização da PJ Latino Americana; foi também um momento de assumir a caminhada da PJ para os próximos anos tendo em vista seu plano de ação, missão e intervenção social considerando a diversidade da realidade da juventude brasileira, analisando a conjuntura da defesa da vida da juventude a partir de seus espaços vitais; e por fim celebrando o Deus da vida para animar a missão de construir a Civilização do Amor.
(Adaptado de 10º ENPJ – Apresentação)

 

 

 
# A PJM no 10º ENPJ:
 
Jovens da PJM de todo o Brasil se encontraram no 10º ENPJ.
Da PMRS, foram 4 representantes: Jean, da Comunidade N. Sra. de Fátima; Jésica, do Marista Aparecida; Karen Theline, da Equipe Provincial e Nanny, do Marista Champagnat.
 
Desde já, agradecemos a disposição e o engajamento dos jovens que, juntamente com a Karen, foram representar a cara do jovem marista, trazendo mais esta experiência riquíssima para a caminhada da PJM em consonância com a Igreja do Brasil.
 
(E) Jean, Jésica, Karen e Nanny

Como imagens podem falar mais que mil palavras, curtam aí o álbum de fotos do 10º ENPJ!

10º ENPJ

VIDEOS

—————–
+ infos:

Site do 10º ENPJ