Grupos Maristas do RS

Pesquisa revela o perfil da Geração Y

Sobre Juventudes,

( Fonte: iMasters )

A boo-box e a Hello Research realizaram uma pesquisa com o objetivo traçar um perfil da Geração Y no Brasil e de seu comportamento na internet. O levantamento foi feito exclusivamente pela internet e tem representatividade nacional.

A pesquisa abordou temas demográficos e comportamentais para traçar o perfil desses jovens e suas percepções e opiniões sobre temas como religião, relacionamento, redes sociais, consumo e relação com as marcas, dentro e fora da internet.

 

De acordo com o estudo, a maioria dos jovens de até 25 anos são solteiros (87%), sendo que, na faixa de 25 a 30 anos, o percentual de casados passa de 13% para 32%. Mais da metade dos entrevistados ainda mora com os pais (67%), número que é ainda mais expressivo na classe A, na qual 84% dos entrevistados ainda vivem com a família, contra 47% na classe D. A maioria dos entrevistados trabalha (58%) e valoriza mais a realização proporcionada pelo trabalho (23%) do que a remuneração (19%).

Em relação ao uso da internet, a pesquisa apontou que a Geração Y brasileira passa uma média de 31 horas por semana conectada. O acesso é feito em casa por 74% das classes A, B e C. Já as lan houses aparecem como principal local de acesso à internet para 3% dos jovens das classes D e E.

A rede social é mais acessada (74%) é o Facebook, que lidera em todas as regiões, sexos e faixas etárias. Na classe A, o Twitter também se destaca, sendo utilizado por 76% dos jovens com mais alto poder aquisitivo. A internet também é a fonte de informação mais utilizada por esse público, e 53% dos entrevistados afirmaram que se informam através de blogs e sites de notícias.

Sobre a relação com as marcas, 48% dos jovens afirmaram preferir conversar com amigos e familiares para decidir uma compra. Na internet, 65% dos usuários consideram importante interagir com suas marcas favoritas e 16% usam as mídias sociais para acompanhar, curtir ou reclamar.

A pesquisa foi realizada entre outubro e novembro de 2011 com mais de três mil jovens entre 18 e 30 anos.

Abaixo, os resultados da pesquisa:

DOSSYE – Um mapa da Geração Y.

 

View more presentations from HelloResearch

O que você achou desta pesquisa?
Deixe seu comentário!