Grupos Maristas do RS

Depoimento de Júlia Tochetto - Colégio Marista Rosário

Depoimento de Júlia Tocchetto
2º ano do Ens. Médio
PJM Colégio Marista Rosário

O primeiro encontro de preparação para o Congresso Nacional da PJM foi marcado por discussões em cada grupo separadamente, sobre diferentes assuntos.

 

Começamos com a dinâmica dos 18 passageiros do barco. Como devíamos escolher apenas 2 destes para sobreviver, achei que haveria diversas opiniões diferentes, mas notei que, na verdade, muitos se decidiram pela criança, por ela estar “aberta” ao mundo novo, e por algum tipo de “guia” para ela, variando do professor ao psicopedagogo. Acredito que essa dinâmica nos fez pensar nos valores e objetivos que cada passageiro teria, passando muitos deles para nós mesmos.

Depois, ao falarmos de Rosey e Belém, concluímos que enquanto um pode representar o nascimento da comunidade marista, o outro representa o nascimento da comunidade cristã e, para muitos, a origem de tudo, pois foi onde Jesus foi concebido. Quando meu grupo falou de nossa origem, ou seja, de como começamos, percebemos que sempre houve e haverá altos e baixos, porém o importante é acreditar no grupo, pode-se até comparar esse ato de acreditar com a determinação de Marcelino Champagnat, que nunca desistiu.

Por último, fizemos a reflexão relacionada a valores, a qual percebo, após pensar no encontro como um todo, que foi a conclusão perfeita, já que valores foram os que nos guiaram para escolher os passageiros do barco e para analisar a trajetória dos grupos. Escolhi, como valor, a determinação e percebi que todos escolheram valores próprios e que consideram indispensáveis para si. Na discussão do meu grupo, surgiram valores como o comprometimento, outro que eu consideraria super relevante também, a partir disso percebemos que não há um valor mais importante, há vários para diferentes momentos e decisões. Concluímos também que se desejamos ter certo valor, nós o teremos, pois se não é possível tê-lo, é porque não o queremos de verdade.

A primeira reunião de preparação foi dividida em grupos e, no meu caso, em um grupo pequeno, mas acredito que pude refletir sobre o que foi proposto de uma forma descontraída e entre amigos, o que facilitou nossa conversa.E, você!!! 
Também pode nos mandar novidades e o que anda acontecendo ai na PJM da sua unidade. 
Abraços!!!