Grupos Maristas do RS

Saiba mais: Cursos de Formação da PJM

PJM,

No próximo final de semana, animadores da Região de Porto Alegre e Assessores de toda Província irão se encontrar na 2ª etapa do Curso de Formação e capacitação da PJM.

Animadores e Assessores terão uma formação distinta: “metodologia pastoral” será o tema de estudo para os animadores, enquanto os assessores irão se debruçar no assunto “acompanhamento pastoral”. Os animadores da Região de Santa Maria já realizaram esta etapa, por sinal, muito bem avaliada por eles!

Amanhã, sexta-feira, a Equipe Provincial irá se reunir para ver os detalhes do Curso e discutir outros assuntos de pauta. Seguindo este ritmo, já estarão esperando por todos vocês na Casa Marista da Juventude (CAJU), em Porto Alegre.

—————

Cursos de Formação:

A nova metodologia da PJM é um fruto da caminhada realizada em nossa Província!

O ”Caderno de Registros” de animadores e assessores, uma ferramenta importantíssima para o acompanhamento dos grupos da PJM, explica bem a importância de formar-se para a ação:

“Formar-se é tomar em mãos próprio desenvolvimento num movimento de ampliação das qualidades humanas e religiosas e de compromisso com a transformação da sociedade em que se vive. É modelar livremente a própria vida a fim de participar no processo construtivo da sociedade. A educação interação com a vida, que envolve o conhecimento de si e dos outros, participando da obra conjunta e coletiva de construir um convívio humano saudável.

Uma ação só é educativa quando é pensada/refletida. Um processo pastoral é verdadeiro processo quando responde as necessidades dos seus interlocutores, é autêntico quando consegue capacitar os seus cuidadores para acompanhar o processo e demonstra maturidade quando respeita o protagonismo dos envolvidos no processo.”

————–

+ infos:

Acontece o Encontro Provincial de Assessores e 1ª etapa do Curso de Formação 
Acontece o Encontro Provincial de Animadores e 1ª etapa do curso de Formação 
Confira o Plano da Equipe Provincial da PJM – PMRS