Grupos Maristas do RS

Encontro Internacional de Jovens Maristas :: Change 2013 :: saiba mais

Sobre Juventudes,

(Notícia via Champagnat.org )

Logo do Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM) 2013.

O Festival Internacional de Jovens Maristas começou em Sydney (2008). Em 2011, foi a vez de Madrid realizar o evento, porém alterando o nome para Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM). Agora estamos nos preparando para o próximo EIJM, que representa a presença juvenil, reunida no país sede da Jornada Mundial da Juventude, de ser sinal da jovialidade de Deus, celebrando a vida, dando respostas concretas no que tange à evangelização e a escutar o que Ele quer de nós como Maristas de Champagnat neste mundo globalizado.

Estamos próximos de mais um importante momento para a Juventude Marista: participar do Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM RIO 2013) e da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Esse encontro quer propiciar o resgate da caminhada feita nos eventos anteriores (Sydney e Madrid), colaborar com o Instituto Marista a dar respostas ao apelo do XXI Capítulo Geral, cuidando da perenidade e do sonho de Marcelino Champagnat.

O EIJM RIO 2013 antecederá a Jornada Mundial da Juventude e acontecerá de 17 a 21 de julho, no Colégio Marista São José – Tijuca, Rio de Janeiro, Brasil. O tema do EIJM RIO 2013 é “CHANGE: faça a diferença!” e o lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19). Desde já acreditamos na importância da preparação dos jovens que virão para este Encontro e para a Jornada Mundial da Juventude.

A União Marista do Brasil – UMBRASIL, representada pelas três Províncias e pelo Distrito da Amazônia, com o apoio do Secretariado de Missão (Roma), coordena os processos referentes à organização do Encontro Internacional de Jovens Maristas e trabalha com alegria junto à Comissão Organizadora do EIJM RIO 2013 para realizar um excelente encontro. Seguem algumas informações acerca do EIJM RIO 2013 e da JMJ:

* EIJM RIO 2013: de 17 a 21 de julho de 2013. Serão destinadas 12 vagas por Província ou Distrito, sendo 10 vagas para jovens e 2 para responsáveis para acompanhar os participantes do encontro. No mesmo período acontecerá o Encontro de Jovens dos Padres, Irmãs Maristas e Irmãs Maristas Missionárias em outro Colégio Marista na cidade do Rio de Janeiro. O último dia dos dois encontros será realizado de forma conjunta.

* As inscrições para o EIJM deverão ser realizadas pelo responsável do trabalho com a juventude marista da Província (no mês de agosto as informações e critérios para a inscrição estarão disponíveis no site, na seção Rio 2013).

* Encontro dos 4 Ramos Maristas:no dia 22 de julho, acontecerá o Encontro dos 4 Ramos Maristas (Irmãos, Irmãs, Irmãs Maristas Missionárias e Padres).

§ Jornada Mundial da Juventude: de 23 a 28 de julho.Propomos a participação de toda a Juventude Marista em três grandes momentos estratégicos durante a JMJ: Missa de abertura, Vigília e Missa de encerramento.

* Festival Internacional Marista:será no dia 26 de julho, no final do dia, no Colégio Marista São José. Será um importante momento de confraternização dos jovens maristas participantes da JMJ Rio 2013.

* Os demais momentos relativos à programação da JMJ serão de responsabilidade de cada delegação marista participando do Encontro. As delegações maristas serão hospedadas no Colégio Marista São José.

* Solicitamos às Províncias que não façam a inscrição dos peregrinos diretamente no site da JMJ RIO 2013. Aguardem o envio das informações quanto à inscrição dos peregrinos maristas. É importante que se tenha um responsável pelo grupo que virá para a JMJ. O site da JMJ é: www.rio2013.com nos idiomas Português, Espanhol e Inglês. Logo serão enviadas as informações para as inscrições das delegações maristas.

* Para dúvidas e consultas a respeito da Programação Marista e da JMJ 2013, favor entrar em contato com a UMBRASIL, Sr. João Carlos de Paula, pelo e-mail change2013@umbrasil.org.br.

* As informações sobre o EIJM RIO 2013 serão divulgadas em breve: site, logomarca oficial e redes sociais.

Que esta mensagem chegue aos jovens do mundo marista e que eles, nas suas realidades, estejam motivados a continuar sua missão.

Que Marcelino Champagnat nos inspire a seguirmos com a juventude, cuidando da vida, promovendo e defendendo Direitos e contribuindo para o rosto mariano da Igreja. Vamos juntos fazer da preparação, rumo ao EIJM RIO 2013 e a JMJ, um jeito de ressoar o CHANGE: faça a diferença!

__________________
União Marista do Brasil – UMBRASIL
Secretariado de Missão

Facebook: http://www.facebook.com/2013change

YouTube: http://www.youtube.com/user/2013change