Grupos Maristas do RS

Texto da PJM - Colégio São Luís

O Desafio de Ser Jovem

PJM – Colégio Marista São Luís/ Santa Cruz do Sul – RS

A vantagem de ser jovem é a vontade de querer abraçar o mundo. Durante a adolescência, certa parte dos jovens é tomada pela sensação de que sua capacidade é ilimitada, e no meio deste mundo conturbado, há a necessidade de conciliar as diferentes responsabilidades dessa fase.

 

Neste emaranhado de sensações, com uma mistura de competitividade, de pressão, de desafios, de insegurança e uma série de outros itens que tornam nossas vidas um constante conflito, o jovem ainda precisa encontrar tempo para se divertir. No entanto, alguns ocupam seu tempo apenas com lazer e acabam abandonando seus deveres, perdendo as oportunidades de amadurecer e adquirir experiência.

Os jovens precisam se conscientizar que serão os condutores de seu país e isso exige sua formação como cidadãos ativos, responsáveis, íntegros, bem informados, críticos e conscientes dos seus direitos e deveres.

A juventude deve abandonar as preocupações com aparências e superficialidades, e começar a ocupar suas mentes com atividades significativas e concretas. As classes dominantes e o governo tratam a juventude com enorme desprezo e uma política bem clara: alienação cultural, repressão e consumo de drogas.

Atrair a juventude para a luta política, despertar seu espírito rebelde, inconformado e insubmisso para integrá-la na luta popular é uma tarefa da sociedade e um importante instrumento para que os jovens enfrentem e vençam seus desafios nos dias atuais.