Grupos Maristas do RS

#Dica Livro: Resiliência, espiritualidade e juventude

Sobre Juventudes,

Será amanhã, dia 14, o lançamento do livro de Susana María Rocca “Resiliência, espiritualidade e juventude”, às 19h no Instituto Humanitas Unisinos – IHU – Avenida Unisinos, 950 – em São Leopoldo/RS .

Pe. Hilário Dick conta mais detalhes da obra:

“Susana Rocca, neste livro, nos mostra como um assunto tão importante e tão pouco falado, é real, a partir de jovens nada excepcionais. Precisamos falar e viver mais resiliência.O livro vai nos levando a ver o que é resiliência, o que é necessário para ser resiliente e vai dizer, também, como as igrejas poderiam praticar mais esta “atitude” diante das dores que tropeçam aos nossos pés.

Susana é teóloga, psicóloga e pastoralista. Com seu jeito leve e profundo, ela nos recorda que “permanecendo firmes, iremos ganhar a vida”.

Estamos numa sociedade e pertencemos a igrejas que precisam de muita resiliência. É um desafio que a mudança de paradigma leva em seu bojo. Além disso, quem conhece Susana, sabe que o livro é mais que teoria.”

A própria autora relata como foi este processo de escrita:

“ ‘Resiliência, Espiritualidade e Juventude’ é fruto de uma trajetória de vida pessoal, de várias décadas de acompanhamento pastoral de jovens e adultos, no Uruguai, na Argentina e no Brasil, e finalmente, da pesquisa e dos estudos acadêmicos de Especialização, Mestrado e Doutorado.

Eu era ainda criança quando constatei a minha inquietação por responder ao sofrimento humano. Movida por uma experiência de Deus na juventude, ao longo dos anos, fui descobrindo uma especial vocação por acompanhar pessoas no crescimento humano e espiritual. Optei por formar-me em Psicologia, pois sempre me senti muito tocada pelo sofrimento, constatando que ele perpassa, de uma maneira ou outra, a vida da maioria das pessoas. Algumas vezes, de forma muito dura e cruel…

Mas, é possível superar as situações críticas, adversas e/ou traumáticas? Se sim, como? É possível contribuir como Igreja, como Universidade, como Pastorais, como família ou como grupo e sermos promotores e promotoras de resiliência? Como contribuir com os próprios jovens para ajudá-los a serem mais capazes de resolver os conflitos, superar as adversidades e se reconstruírem positivamente depois das dificuldades e situações traumáticas? E a espiritualidade cristã? Que lugar ocupa, hoje, neste processo?

Sermos resilientes: um desejo e uma necessidade de todo e toda jovem… mas não só de quem ainda está na etapa da juventude!”

 

Vale conferir este livro, que também pode ser comprado pelo site http://www.editorasinodal.com.br/produto.php?id=550.