Grupos Maristas do RS

#EPAn | Primeiros momentos do Encontro Provincial de Animadores

PJM,

Começou agora pela manhã o Encontro Provincial de Animadores, cujo tema é “PJM: daqui pra lá”! Acompanhe aqui pelo Blog os principais momentos do encontro, que está sendo realizado na Caju, em Porto Alegre. 

A galera começou a chegar desde ontem, e hoje pela manhã o grupo de animadores já estava todo reunido. Foram matando as saudades e conhecendo novos rostos. É com alegria que receberam as unidades Marista João Paulo II, Marista Medianeira e PUCRS já que é a primeira em que se fazem presentes neste tipo de Encontro.

 

Na acolhida, brincaram de “Casa, morador, terremoto”, uma dinâmica que vai formando trios de partilha em que os membros conversam sobre um tema. Quem sobrou, também participa! O João Gabriel, do Marista Rosário, e a Darlin, do Cesmar, tiveram uma tarefa: falar para o grande grupo qual é a sensação de ficar “sem casa” e qual a importância de se sentir parte de um grupo.

A oração focou na caminhada da PJM, nossa “casa em comum”. O grupo assistiu a um vídeo com fotos de encontro realizados nos últimos anos ao som de “Utopia”, de Milton Nascimento. Iluminados pela palavra do Evangelho de Lucas 21, 29-32 , cuja parábola dita por Jesus nos indica a “ficarmos atentos aos sinais do Reino”, o grupo refletiu sobre o que nos sinaliza que estamos perto do Reino de Deus/Civilização do Amor. Com a partilha, escreveram nas camisetas estes sinais e juntos montaram um grande varal. “Temos um olhar de carinho para esta caminhada que já foi realizada, já que nela fomos amadurecendo na nossa fé”, destacou a Jaqueline em sua fala.

Começaram os trabalhos! O Zeca convidou a gurizada para desenhar, individualmente, a imagem que vê da PJM e destacar quais as palavras que a caracterizam. Até que foi tranquilo fazer com que todos visualizassem as palavras: o grande grupo foi divido em quatro partes para facilitar as movimentações… É muita gente!!! 

Depois da partilha e do café, os animadores/as se reuniram para rever, em unidades, quais as atividades que exercem e sua relação com as funções do animador/a do Marco Operativo dos Grupos da PJM. Ao final, discutiram sobre como estas funções colaboração para a Missão e Visão da PJM Provincial, descritas no Plano Trienal da mesma. 

Agora é hora do almoço… voltarão aos trabalhos às 14h!

Sigam nos acompanhando para saber como está o Encontro!

E aos animadores/as e assessores/as presentes: nos ajudem a contar como está o Encontro! É só deixar os seus comentários abaixo.