Grupos Maristas do RS

#EPAn | Espaços de diálogo marcaram o 1º dia do Encontro

PJM,

Realizado neste final de semana, o Encontro Provincial de Animadores trabalhou com o tema “PJM: daqui pra lá”. Iniciou-se a temática provocando os animadores a pensarem sobre a imagem que tem da PJM e sobre as funções que exercem. Em especial, o tema guiou as discussões entre como está a nossa caminhada hoje e o que sonhamos para a PJM Provincial nos próximos anos, pois temos uma Missão a ser realizada e uma Visão a ser alcançada. 

Tivemos a alegria de receber a visita ilustre do Vice-Provincial Ir. Deivis Fischer, que acompanhou a PJM Provincial até o ano passado e foi levar o abraço do Provincial, Ir. Inácio Etges, e partilhou seus votos para o Encontro. 

Na parte da tarde, os participantes se dividiram em cinco “Espaços de Diálogos” (7ª, 8ª e 9º, 1º e 2º ano, 3º e universitários) escolhidos conforme a faixa etária do grupo que animam. Os assessores que acompanharam este momento trabalharam dois elementos essenciais para a vivência grupal: os participantes e a identidade grupal. Houve momentos de conversas sobre como os animadores/as preparam os encontro/reuniões dos grupos levando em consideração esses aspectos. Ao final do espaço de diálogo, cada participante produziu um esquema de reunião/encontro que será aplicado na próxima reunião/encontro do seu grupo. 

Gisella Cassol, Animadora do Marista Champagnat, deixou claro o que foi mais importante desses momentos: “percebemos que o que nós (os animadores/as) fazemos nunca é só para a gente e nunca é em vão, porque quando caminhamos com o grupo muitas vezes estamos pensando ‘o que fazer?’, ‘por que estou preparando uma reunião se eu poderia estar estudando, trabalhando ou fazendo outras coisas?’, mas quando vimos que existem outras pessoas que se esforçam tanto quanto a gente, a chama que está lá dentro reacende e saímos daqui com a vontade de levar a PJM ‘daqui para lá’”. 

À noite, o Ofício Divino da Juventude foi celebrado por todos/as, reunindo os participantes em um momento de partilha, oração e integração.