Grupos Maristas do RS

#EPAn | 2º dia do Encontro é dedicado à partilha por Unidades e encaminhamentos

PJM,

No dia 07 de abril, 2º dia do Encontro Provincial de Animadores, a oração convidou o grupo para refletir quais são as suas grandes utopias através da encenação dos versos de Eduardo Galeano: 

“A Utopia está lá no horizonte.

Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos.

Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos.

Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei.

Para que serve a Utopia?

Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”. 

Após, com a iluminação bíblica sobre os “Bem aventurados” (Mateus 5, 1-12), o grupo fez memória de quem são os “Bem aventurados/as” do nosso cotidiano.

Na sequência, a Equipe Provincial fez alguns encaminhamentos aos participantes e dividiu o grupo por Unidades. Até o final da manhã, eles compararam a proposta do “Marco Operativo dos Grupos da PJM” com a realidade local e fizeram projeções da caminhada de PJM que pode surgir através dos critérios e vivências para realizar a experiência da Simbologia. Ao final, as Unidades partilharam para todos o que conversaram.

Ainda foi feita uma avaliação, escrita e partilhada, reunindo a opinião e as sugestões dos participantes sobre o Encontro e o momento de Envio através de uma dança circular com a mesma música utilizada no início do Encontro: “Coração civil”, de Milton Nascimento, representando a continuidade do nosso processo e o querer “acertar o passo” e caminhar sempre juntos.