Grupos Maristas do RS

Contribuição da PJM do Assunção

Colégio Marista Assunção – Contribuição dá PJM sobre como foi a participação no primeiro Encontro do subsídio Preparatório.

 
Iniciamos a reunião com uma dinâmica, onde tinha exposto um barco, com várias ‘pessoas’ cada uma com algumas características, como: Um Vaqueiro, Um Drogado, Uma criança, Um psicólogo, etc. Teríamos, na dinâmica que salvar apenas duas pessoas fora o ‘atleta’, e dizermos o porquê. Cada um de nós refletiu no que realmente importava para cada um. Vários motivos foram revelando, porém o que mais apareceu foi à escolha de salvar a criança, por ela ter mais futuro, e poder mudar o planeta, praticamente em todas as escolhas ela estava presente, e o outro passageiro, normalmente tinha grande variação. Várias idéias foram utilizadas para compor o par que seria salvo. Muito criativas e racionais todas foram aceitas por todos.

 

Logo após, refletimos sobre dois lugares importantes, Belém e Rosey. Foi conseguido conhecimento maior a respeito delas a partir da leitura do livro da mística.

Na dinâmica ‘Valores a serem vivenciados’ reconhecemos, a partir das características escritas nos papéis e sorteadas, as nossas próprias características e a de nossos colegas. Cada um pegou um papel sorteado, e nele estava escrito uma característica. O jovem teria que pensar e dizer se ele possuía ou não a característica que pegou, ou quem do grupo tinha como característica mais marcante. Foi feita a reflexão ao final da reunião juntamente com uma oração.

Samantha Aquino