Grupos Maristas do RS

PJM do Cesmar | Valorizar a vida em grupo

PJM nas Unidades,

Entre os dias 22 e 23 de junho, os jovens integrantes da Pastoral Juvenil Marista do Cesmar estiveram reunidos no Recanto Marista do Lami para um momento especial, o primeiro encontro de vivências fora da Unidade. Inspirados pelo espírito de fraternidade, solidariedade e amor ao próximo, os jovens foram envolvidos nessa atividade para resgatar valores e partilhar experiências de vida.

PJM do Cesmar passou o final de semana no Recanto Marista do Lami 

No primeiro dia, sábado, os jovens foram desafiados na arte da culinária, eles tiveram que fazer um cupcake e relacionar a receita com os ingredientes essenciais na vida de cada um. Questões sobre relacionamentos, convicções pessoais, medos, angústias, sonhos, desafios e realizações foram relatadas. A partir dessa experiência, o grupo organizou um debate sobre a importância de se viver a juventude em todos os sentidos. 

Uma das atividades levou todo o grupo para a cozinha

Com o entardecer, o grupo recebeu a visita dos Irmãos Edevaldo Picoli e José Bernardi, do Lar São José de Viamão. Esse encontro, entre diferentes gerações Maristas, foi proposta para inspirar os jovens na caminhada, através do testemunho da missão quando se escolhe fazer parte e trabalhar com grupos de jovens. 

Os jovens conheceram um dos fundadores do JUMAR,

origem da atual Pastoral Juvenil Marista, Ir. Bernardi 

Já era noite, quando a PJM se reuniu em volta de uma fogueira para uma vivência profunda e emocionante. Com um pouco da história de cada integrante, o grupo celebrou a vida e os laços de amizade. Em seguida, cada jovem ofereceu o seu bolinho para um colega, como forma de agradecimento pela amizade e companheirismo.

O domingo foi inspirado na parábola do Semeador. Como sementes em nossa sociedade, muitas vezes os jovens não conseguem viver em profundidade, como narra o texto bíblico. Com essa motivação, o grupo conversou sobre as pedras que não permitem um envolvimento completo, um olhar mais abertos sobre determinadas situações ou em determinadas relações. Em uma ampla partilha, os jovens relataram suas pedras e como se libertam delas, aproveitando a vida de uma forma mais ampla e saudável. 

Durante dois dias, a PJM do Cesmar celebrou a vida em grupo e a juventude