Grupos Maristas do RS

Uma PJM construtora da Civilização do Amor

Mística da PJM,

Uma PJM construtora da Civilização do Amor!

Pode-se entender a civilização como um conjunto de características e valores próprios de uma cultura e de um povo. Diante da “crise da civilização” do mundo atual, a Civilização do Amor se apresenta como uma proposta. É aquele conjunto de condições morais, civis e econômicas que permite a vida humana uma condição melhor de existência, uma racionalidade plena e um feliz destino eterno: dignidade, libertação, pleno desenvolvimento de toda pessoa e da pessoa toda, nova cultura da vida e da solidariedade, verdade, justiça e liberdade planificadas pelo amor.

A Civilização do Amor é um serviço de vida e uma opção incondicional pelo amor. É um grande ideal que Tu, Pai bondoso e Mãe de Ternura, nos deixaste: “amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado” (Jo 15,12). A Civilização do Amor nasce de tua Boa Nova. Inspira-se em tua Palavra, em tua vida e em tua entrega completa. Supõe acreditar que o estilo de vida inaugurado por Jesus de Nazaré e proclamado nas Bem-Aventuranças é o mais humano e o mais atual. Supõe acreditar que viver o estilo de Jesus, com seus critérios e valores, originará mudanças profundas na consciência coletiva dos povos da América Latina e Caribe e fará surgir novas e mais justas estruturas sociais. É um esforço sério para viver o Evangelho não só no âmbito pessoal, mas também na realidade social, oferecendo uma alternativa de vida diante dos sinais de morte.

A Civilização do Amor é uma visão de mundo que surge do Evangelho, “se inspira na palavra, na vida e na entrega plena de Jesus”. A civilização do amor é entrega e serviço.

Queremos reafirmar os valores da vida para a edificação de nosso planeta como um todo, acreditando e atrevendo-se a reafirmar os critérios evangélicos fundamentados sobre as sementes escondidas em toda a juventude. Portanto, a civilização do amor é uma reafirmação de valores.

  1. Sim à vida
  2. Sim ao amor como vocação humana
  3. Sim à solidariedade
  4. Sim à liberdade
  5. Sim à verdade e ao diálogo
  6. Sim à participação
  7. Sim ao esforço permanente pela paz
  8. Sim ao respeito pelas culturas
  9. Sim ao respeito pela natureza
  10. Sim à integração da América Latina e Caribe

Cremos que esse outro mundo que sonhamos, cheio de amor, é critério inspirador decisivo e de entrega total, um Projeto de Vida, um compromisso que requer organização, que se reveste de utopia e caminha na realidade como tarefa diária, em uma esperança permanente.

O teu grupo é sinal da Civilização do Amor?


Créditosda foto: Jaqueline Debastiani

Autoria do salmo: Nathy Jung 

Organização do texto: José Jair Ribeiro (Zeca), Coordenador da PJM.

Fonte: Livro Civilización del Amor – Proyecto Y Misión, publicado em outubro de 2012.