Grupos Maristas do RS

5ª Semana Social Brasileira e 19º Grito dos/as Excluídos/as

Sobre Juventudes,

Com o tema “Estado para que e para quem?” aconteceu entre os dias 02 a 05 de setembro, em Brasília/DF, a 5ª Semana Social Brasileira/SSB . Organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/CNBB, o objetivo foi debater o papel da sociedade no processo de democratização do Estado brasileiro.

Estiveram presentes os representantes dos 18 Regionais da CNBB, movimentos sociais, pastorais sociais, entidades ecumênicas e grupos tradicionais como os ribeirinhos, agricultores e quilombolas, no Centro Cultura de Brasília (CCB)/ DF.

A Semana Social é uma tradição da Igreja no Brasil que vem desde 1991, quando foi lançada para celebrar os 100 anos da encíclica Rerum Novarum, do Papa João XIII, uma carta que inaugurou a doutrina social da igreja. A Semana, que envolve toda a Igreja e a sociedade, é promovida pela CNBB. A última edição da SSB aconteceu em 2006. A preocupação maior do acontecimento é fomentar a reflexão de um Estado para todos, principalmente para os menos favorecidos socialmente, oferecendo mais condições de acesso, por exemplo, a saúde e a educação de qualidade.

Dentre as principais reflexões nas oficinas durante a SSB foram as temáticas: Estado e Trabalho; Estado e Direitos sociais; Estado, Violência e Direitos Humanos; Estado, territórios, povos e comunidades tradicionais; Estado e Meios de Comunicação; Estado e Juventudes; Estado e Meio ambiente; Estado e Sociedade Civil: marco regulatório; Estado e Reforma Urbana; Estado e Dívida Pública.

A 5ª Semana Social foi construída em sintonia com o Grito dos/as Excluídos/as que esse ano celebrou sua 19ª edição. Com o tema ‘Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular’ o grito teve a cara das juventudes do Brasil que se expressaram de forma tão brilhante nas manifestações e no encontro com o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Nesses 19 anos de caminhada e manifestações históricas, o povo ecoou seu grito pela democracia e defesa das causas de quem está à margem da história e da vida, com metodologia e linguagens próprias. 

 

Os debates e reflexões promovidos durante o evento resultaram na “Carta Compromisso da 5ª Semana Social Brasileira”, que consolida os desafios da sociedade na construção de um Estado brasileiro que atenda, efetivamente, as demandas específicas da sociedade. Leia a carta na íntegra: Carta Compromisso da 5ª Semana Social Brasileira

Para recordar : 5ª Semana Social Brasileira no blog da PJM

Fonte: Site Semana Social Brasileira