Grupos Maristas do RS

Dinâmica | Cidadania e solidariedade

Dica de Encontro,

“Na Casa das Palavras, sonhou Helena Villagra, chegavam os poetas. As palavras, guardadas em velhos frascos de cristal, esperavam pelos poetas e se ofereciam, loucas de vontade de ser colhidas: Elas rogavam aos poetas que as olhassem, as cheirassem, as tocassem, as provassem. Os poetas abriam os lábios ou fechavam a cara. Os poetas abriam os frascos, provavam palavras com o dedo e então lambiam os lábios ou fechavam a cara. Os poetas andavam em busca de palavras que não conheciam, e também buscavam palavras que conheciam e tinham perdido. Na Casa das Palavras havia uma mesa de cores. Em grandes travessas as cores eram oferecidas e cada poeta se servia da cor que estava precisando: amarelo-limão ou amarelo-sol, azul do mar ou de fumaça, vermelho-lacre, vermelho-sangue, vermelho-vinho…” O livro dos abraços de Eduardo Galeano. 

Isso para dizer que dinâmica é sempre uma proposta aberta para podermos criar, pois não somos todos seres de repetição, somos originais. E deve ter sempre a intenção de suscitar a reflexão e a prática que une fé e vida.

 Fonte da dinâmica abaixo: Pastoral da juventude 

 

Cidadania e solidariedade

Objetivo: Conscientizar-se da importância da solidariedade na convivência social.

Número de pessoas: Indiferente

Material necessário: Revistas, jornais, cola, fita crepe, hidrocolor, cartolina ou papel pardo.

Como Fazer:

1. Formar subgrupos.

2. Distribuir o material pelos subgrupos.

3. Cada subgrupo deve montar, com o material recebido, um painel no qual apresente situações de solidariedade, em oposição a situações individualistas, dando um título para o trabalho.

Tempo.

4. Apresentação dos painéis, seguida de discussão sobre os pontos que mais chamarem a atenção do grupo.

5. Plenário – discutir as seguintes questões: * Qual a importância da solidariedade na sociedade contemporânea? * Que valores e atitudes são estimulados e referendados socialmente? * De que iniciativa solidária você já participou? * Que pessoas são exemplos de solidariedade no bairro, na escola e na sociedade?

6. Fechamento: o  animador ressalta para o grupo o valor da solidariedade para o enfrentamento das questões como fome, educação, saúde, etc