Grupos Maristas do RS

I Encontro Nacional de Juventudes e Espiritualidade Libertadora

Sobre Juventudes, Multimídia,

 Fonte: Espiritualidade2014

De 1° a 04 de maio de 2014, na cidade de Fortaleza aconteceu o I Encontro Nacional de Juventudes e Espiritualidade Libertadora, uma iniciativa da Agência de Informação Frei Tito de Alencar para América Latina e Caribe - ADITAL, com apoio do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep), o Centro Superior de Estudos Teológicos e Pastorais/ PUC Minas (Cestep), o Centro de Formação Terra do Sol (CHS), a Rede Ecumênica da Juventude (Reju) e a Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter).

O objetivo principal do Encontro foi discutir a relação entre a juventude e a sua espiritualidade, ou seja, como os jovens veem essa questão. Através de indagações como: estarão a Igreja e a academia preparadas para os questionamentos de uma juventude unida mundialmente pela tecnologia, mas sobrecarregada de informação? Como as atuais gerações estão se preparando para os desafios de uma sociedade em rápida transformação? Por que a espiritualidade representa libertação?

Para debater esses e outros questionamentos o I Encontro Nacional de Juventudes e Espiritualidade Libertadora reuniu em Fortaleza importantes pensadores do Brasil e do exterior na área de espiritualidade. Unindo diferentes pontos de vista, eles e elas tentaram apresentar à sociedade uma resposta aos profundos questionamentos morais e espirituais que o mundo atual desperta. 

Deste importante encontro, surgiram várias entrevistas que vamos aos poucos divulgando aqui no blog, pois nos ajudam a refletir e estudar esse viés tão importante para nós.

A primeira entrevista/fala é do teólogo brasileiro, escritor e professor universitário, expoente da Teologia da Libertação Leonardo Boff.