Grupos Maristas do RS

Na Trilha do Grupo de Jovens | Curso virtual inicia com 17 países

PJM,

Com o objetivo de formar lideranças jovens e adultas com foco no grupo de jovens, tendo os princípios da educação popular e a formação integral teve início o curso Na trilha do Grupo de jovens, coordenado pelo Centro de Juventude Cajueiro. O curso iniciou no dia 20 de maio e transcorrerá até 20 de novembro. 

O curso busca formar pessoas a partir do Marco de Referência da Pastoral da Juventude do Continente Latino Americano – Civilização do Amor: Projeto e Missão e, ainda, tem como desejo capacitar no uso da coleção “Na Trilha do Grupo de Jovens” como uma ferramenta para o acompanhamento aos jovens e os seus grupos.
O caminho de formação tem duração de 6 meses dentro da mística que passa pelos lugares bíblicos: Belém, Nazaré, Betânia, Samaria, Jerusalém e Emaús; abordando em cada lugar as dimensões da pessoa. É uma aventura pelo mundo de Jesus e dos Jovens em cada um de seus lugares concretos. 
A PJM tem Animadores e Assessores que estão percorrendo este caminho de formação.
Do Colégio Marista Imaculada temos as Animadoras Caroline Tomazi Italo, Angelina Fonseca, Alexandra Hofmann, Eduarda Cordeiro Reis, Nicole Bressiani de Castilhos.
Do Colégio Marista Roque temos as Animadoras kaisa Veloso Kasol e Cristieli Crizel de Oliveira e o Assessor da PJM Érico Magalhães, juntamente com o Assessor Alexsandro Rosset do Colégio Marista Conceição.
O grupo está composto de jovens e adultos/as, mulheres e homens, que estão em coordenações e assessorias de vários níveis. Assim podemos dizer, o grupo é diverso e será uma formação onde iremos exercitar o respeito as diferenças, o ecumenismo, os modos de entender a evangelização da juventude.
 
O curso propõe que cada um dos participantes se organize em grupos locais, presentes ou não na plataforma do curso, para poderem aprofundar os temas, produzir sistematização do caminho percorrido. Por isto, a formação tem o caráter de distância e presencial. Este modo presencial é organizado pelo grupo local.  É um esforço de aproveitar das ferramentas que temos, as quais nos permite, organizar de modo virtual, porém, sem perder de vista o que é essencial para nós cristãos/ãs a comunidade, ou seja, a presença que nos coloca no exercício do amor, como recomenda Jesus.
 
Saiba + sobre o curso
 
 
 
Rede construída para o curso:
A rede constituída é continental. O Centro de Juventude Cajueiro convidou vários grupos para se vincular, cada um com sua capacidade. Aceitaram estar nestes caminho de formação: Pastoral Juvenil Latino Americana/CELAM (Conselho Episcopal Latino Americano), Cáritas Brasileira (organismo da Conferência dos Bispos do Brasil), Pastoral da Juventude Nacional/Brasil, Centro Vida e Juventude-Brasília/Brasil, Spes – Instituto de Pastoral Juvenil/Venezuela, Sejuve – Instituto Regional de Pastoral Juvenil/Centro América, Rede de Assessores/as e Cuidadores/as de Manaus/Brasil, Congregação das Irmãs de São José de Tarbes/Brasil, Rede Marista RS| DF | Amazônia.
 
Pessoas, estados e países:
Cerca de 280 pessoas estão participando: conteudistas, coordenação, facilitadores/as, cursistas; provenientes de 17 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, EUA, Guatemala, Honduras, México, Moçambique,Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Venezuela. O Brasil participa com 22 estados: Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. São 107 Arquidioceses/Dioceses.
 
Conteúdos produzidos:
Os conteúdos foram produzidos por: Alessandra Miranda, Carmem Lucia Teixeira, Geraldo Marcos L. Nascimento, Hilário Dick,   José Ivaldo, Katiuska Serafin, Lourival Rodrigues da Silva, Vanildes Gonçalves dos Santos. Pessoas com larga experiência em acompanhamento da juventude e suas organizações. As traduções para o espanhol têm vários colaboradores/as – Katiuska Serafin, Eduardo Ramos, Hilário Dick, Sejuve...

Grupos participantes deste caminhar:
Também há pessoas que vieram participar que pertencem a diversos grupos: : congregação, Pastoral da Juventude Marista, Pastoral Indigenista, Pastoral da Juventude, Pastoral Juvenil, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Articulação da Juventude Salesiana, Juventude Franciscana – JUFRA, JUBA – Capuchinhos, Jovens La Salle, Pastoral de Juventude de Congregações, Pastoral Universitária, RCC Equador, um jovem de Moçambique/ Africa. Participa uma pessoa da Igreja Batista Hispana nos EUA.
Olhando os dados percebemos que em seu interior encontramos várias redes: Igrejas particulares com suas pastorais, Congregações religiosas, movimentos e ainda, duas denominações religiosas – Católica e Batista.