Grupos Maristas do RS

Semana do/a Estudante 2014 | Participação estudantil

Para Baixar, Multimídia,

 


                          Cartaz oficial da Semana do/a Estudante 

A Semana do/a Estudante 2014 (SdE 2014) chega com tudo para sacudir e agitar os grupos e Organizações Juvenis!

Neste ano, a SdE apresenta como tema  Participação Estudantil na construção do Projeto Popular para o Brasil. 

Mas o que seria um Projeto Popular? Segundo o movimento Consulta Popular, é a força social do povo brasileiro organizada, “lutando para executar seu programa político de mudanças estruturais na sociedade”. Portanto, “é um projeto que organiza o uso de sua capacidade criativa e produtiva, tendo em vista atingir um futuro desejado”. 

E quem pode ajudar a construir o Projeto Popular para o Brasil?  Todo mundo! 

Mas o convite, agora, se estende principalmente a nós, jovens estudantes! Por isso, nesta edição da SdE 2014, trazemos como lema: “Eu vou a luta é com essa juventude que não corre da raia à troco de nada”. Isso, porque o próprio Jesus uma vez nos disse “Vós sois o sal da Terra e a luz do mundo!” (Mt 5, 13-14). Com isso, Ele nos deu, por sua autoridade, o espírito protagonista e a força de vontade necessários para a luta na construção da Civilização do Amor que tanto sonhamos. O Papa Francisco, seguindo o convite ao Reino, feito por Cristo Jesus, também nos enviou: “Ide, sem medo, para servir!”. 

Por que a participação Estudantil é importante?  Segundo o site do movimento Levante! “construir um Projeto Popular passa pela luta por mudanças profundas na educação brasileira, que garanta mais investimentos e condições de acesso, permanência e conclusão da formação. E, principalmente, nossa educação deve servir para estimular o questionamento, e não a acomodação, para que o povo brasileiro se torne protagonista de sua própria história”. 

Fica o convite: considerando a força das juventudes de agir, de querer e de caminhar, é que devemos lutar por mudanças substanciais na educação, que nos serve de ponto de partida para todos nós. 

E com este intuito foi elaborado um material, para auxiliar os grupos na preparação de encontros, conversas e atividades que possam aprofundar o tema que  nos é provocado, e, assim, possam surgir importantes ideias de participação estudantil na construção deste Projeto Popular.