Grupos Maristas do RS

Mapa da Violência 2014 | Os jovens do Brasil

Sobre Juventudes, Para Baixar,
 
 
O Mapa da Violência 2014 – Os jovens do Brasil é um estudo sério produzido pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), sob a coordenação sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz. 
O estudo mapeia os números de homicídios, mortes em acidentes de transporte e suicídios, com base nos dados no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.
Além de relacionar os dados de Mapas divulgados pela Unesco desde 1998, o Mapa atual acrescenta os resultados até 2012.  Cada vez mais violentos e fatais, os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de mortes no país e, pior, atingem majoritariamente a população de jovens, na faixa dos 15 aos 29 anos.
Os números do mapa retratam uma situação epidêmica, onde além dos acidentes de trânsito, os assassinatos também entram na lista das causas de morte dos jovens. 
“Passados 16 anos desde o primeiro Mapa, novos dados recentemente divulgados nos levaram a verificar, com grande preocupação, que continuam sendo, e de forma mais contundente ainda, os principais fatores a ceifar a vida de nossa juventude”, diz Jacobo. 
Jacobo também afirma que o estudo demonstra que “os remédios não foram suficientes para estagnar essa UTI onde estão os jovens. Praticamente pode-se dizer que há uma pandemia de morte de jovens no Brasil”, frisa.
 
+ informações