Grupos Maristas do RS

PJM do Colégio Marista Conceição | PJM comemora 19 anos de caminhada

PJM nas Unidades,

 Fonte: Colégio Marista Conceição

Carregada de muita simbologia e carisma marista, a sigla PJE - Pastoral da Juventude Estudantil, deu nome ao primeiro grupo de jovens do Marista Conceição.


          Convite para o primeiro encontro do grupo de jovens 

Após um levantamento de interesse com os estudantes da época, no dia 19 de julho de 1995, o primeiro encontro aconteceu no Salão de Atos do colégio, "Iniciamos com um grupo pequeno, muitos tinham interesse, mas nem todos podiam participar," lembra o professor Valdecir Bianchi, atual Coordenador de Pastoral.

Em 2005, o nome Pastoral Juvenil Marista, ou a sigla PJM, dava continuidade a essa caminhada de espiritualidade. De lá para cá, centenas de jovens passaram pelas vivências, sentiram a mística, construíram amizades, escreveram história e foram incentivados a construir um futuro pessoal e coletivo.


Em 19 anos muitos jovens escreveram a história da juventude Marista 

Nesta sexta-feira, 18 de julho, estudantes do 6º ano EF ao 3º ano EM que fazem parte dos grupos celebraram os 19 anos de PJM. O momento iniciou na Capela, às 11h, onde foi realizada uma reflexão especialmente sobre o primeiro momento do processo de formação da PJM, que tem como símbolo a estrela e valores, acolhida e confiança.


Foi entregue o símbolo de uma estrela aos que iniciaram a caminhada 

"Quando começamos éramos um único grupo e hoje temos 5 grupos, envolvendo cerca de 70 estudantes," ressalta o professor sobre a trajetória escrita até o momento.


          Sopa de capeletti foi o cardápio do almoço de confraternização 

Pela tarde, o grupo partilhou a organização do Encontro de Jovens Maristas - EJM, que acontece dia 18 de outubro no colégio. Além disso, dinâmicas e partilhas integraram a programação.

A estudante Julia Lara, formanda do colégio, integra a PJM há mais de 6 anos e falou aos jovens sobre o crescimento e a importância dessa história que trilhou durante esse período, relembrou os amigos e as coisas que aprendeu nos encontros e que levará para a vida.


                      Momento de partilha entre os integrantes 

De lanche mousse e para finalizar, às 16h,  jogos no Centro Esportivo.


               Animadores prepararam o mousse, lanche da tarde

"Acho importante comemorar o aniversário da PJM pois ajuda a perceber o processo já realizado e impulsiona para a continuidade de uma ação que ajuda muito na formação integral do jovem," finaliza o Coordenador de Pastoral e um dos idealizadores do projeto que nasceu há 19 anos no Colégio Marista Conceição.