Grupos Maristas do RS

DNJ | As juventudes em celebração

PJM, Para Baixar, Multimídia,

"É jovem aquela, aquele que tem frescor, beleza, vida do presente!
Deus é beleza, presença, presente, fonte refrescante.
É jovem a pessoa que é como Deus, amor-amante.
É jovem quem se deixou revestir do frescor, da beleza, do cuidado de Deus!!"

O Dia Nacional da Juventude ( DNJ) deste ano terá como lema: " Feitos para sermos livres, não escravos" e a iluminação bíblica: “Eis o que diz o Senhor: Praticai o direito e a justiça, e livrai o oprimido das mãos do opressor”. A celebração quer dar continuidade ao trabalho da Campanha da Fraternidade deste ano.


                         Cartaz do Dia nacional da Juventude de 2014

Neste ano o DNJ será celebrado oficialmente no terceiro domingo de outubro. 

E já está a disposição o subsídio para que este momento possa ser organizado, compartilhado e celebrado com todas as juventudes.

Histórico:

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.
Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. Nos dizeres de Dalmo Coelho C. Filho, "a juventude brasileira é uma das parcelas mais sofridas da sociedade (a mais atingida pelo desemprego e pela violência), mas a alegria e a vontade de estar junto também são uma de suas marcas”.
O DNJ é o principal evento da Pastoral da Juventude e acontece em todo o país, em todos os estados. Foi pensado como um dia em mutirão, planejado antecipadamente, com a divisão de tarefas bem definida e uma boa avaliação ao final.
O período de existência do DNJ tem sido um tempo de discussões férteis entre os grupos de todo o Brasil, na intenção de promover o protagonismo juvenil, defender a vida da juventude, anunciar sinais de vida e denunciar sinais de morte.