Grupos Maristas do RS

Dinâmica e encontros | Participação política

Dica de Encontro,

“Eu vou a luta é com essa juventude, que não corre da raia a troco de nada”.

Os milhões de brasileiros, entre eles muitos jovens, que em junho e julho de 2013 saíram às ruas por transporte, saúde e educação de qualidade revelaram lacunas expressivas entre o povo e as instituições – Judiciário, Executivo e o Legislativo, sobretudo o Congresso Nacional.
Nos cartazes, faixas e rostos pintados também diziam que a política atual não representa essa juventude, que quer mudanças profundas na sociedade brasileira.

Que tal uma reunião (ou vários encontros), em que possa ser debatido, avaliado e por que não, algum gesto concreto, sobre a questão da participação política dos adolescentes e jovens?

Um subsídio bem interessante é o da Semana do Estudante 2014, que traz roteiros de encontros, músicas, filmes e celebrações, sobre a participação estudantil na construção do projeto popular para o Brasil.
Mas o que seria um Projeto Popular? Segundo o movimento Consulta Popular, é a força social do povo brasileiro organizada, “lutando para executar seu programa político de mudanças estruturais na sociedade”. Portanto, “é um projeto que organiza o uso de sua capacidade criativa e produtiva, tendo em vista atingir um futuro desejado”.

Uma outra sugestão complementar é a postagem #PelaReformaPolítica, que também sugere pistas das possibilidades concretas que estão acontecendo de participação na política.

Definição de Política: A palavra política deriva de politikós, do grego, e diz respeito àquilo que é da cidade, da pólis (na Grécia Antiga), da sociedade, ou seja, que é de interesse do homem enquanto cidadão. Já na Grécia Antiga, um dos primeiros a tratar da política como uma prática intrínseca aos homens foi Aristóteles, com seu livro A Política.
Ao longo do tempo, o termo política deixou de ter o sentido de adjetivo (aquilo que é da cidade, sociedade) e passou a ser um modo de “saber lidar” com as coisas da cidade, da sociedade. Assim, fazer política pode estar associado às ações de governo e de administração do Estado. Por outro lado, também diria respeito à forma como a sociedade civil se relaciona com o próprio Estado.
Fonte: brasilescola.com

Confira e baixe o Subsídio da Semana do Estudante 2014, com as propostas de dicas e roteiros.