Grupos Maristas do RS

PJM do Colégio Marista Sant'Ana | Tarde da alegria

PJM nas Unidades,

No dia 29/08 os jovens da PJM estiveram na Escola Estadual de 1º Grau Senador Salgado Filho, promovendo oficinas de contação de histórias, atividades pedagógicas, cantos e brincadeiras com as crianças da 1ª, 2ª e 3ª séries.

           

As atividades fazem parte do projeto Tarde da Alegria, uma iniciativa solidária que tem como objetivo o protagonismo juvenil e a transformação social. Organizados em equipes, os jovens planejaram, prepararam e realizaram as oficinas, tendo como tema central a generosidade. Foi um momento muito bonito de integração entre as duas escolas. A alegria estava estampada no rosto dos jovens enquanto voltavam da atividade, comentando sobre as sábias palavras de São Marcelino Champagnat: “É fazendo os outros felizes que descobrimos nossa própria felicidade.”

 

            

Os depoimentos dos participantes, exemplica o quanto essa experiência foi profunda:

“Eu quero dizer que cada vez que eu me envolvo mais com esse tipo de atividade, eu me sinto um ser humano melhor e com um coração maior do que eu imaginava. Não tem preço alegrar o dia de uma criança, dar e receber carinho e no final, depois que tudo dá certo, tu sentir uma sensação de dever cumprido. Me sinto muito feliz por participar desse grupo. Me sinto mais feliz ainda porque existem muitas outras pessoas que nos admiram pelo que fazemos. Assim como as crianças, elas aprendem conosco. Mas nós aprendemos muito mais com elas; aprendemos a ser mais humildes, aprendemos a ser nós mesmos e a agir de forma mais humana.” (Laura Madeira)


“Eu estava muito ansiosa para ir ao Salgado Filho, porque cada ida é única. Não tem nada melhor que ser recebida com os sorrisos das crianças para a gente. Estão sempre dispostos a participar de tudo o que é proposto. A cada dia saio renovada e contando os dias para ver todos eles de novo!” (Gabriela Ribeiro)


“Eu estava muito ansiosa antes de ir, e no caminho começou a me dar um friozinho na barriga... Fiquei com medo de eles não gostarem do que a gente tinha preparado, mas no fundo sabia que as crianças iam adorar cada atividade planejada, e por isso eu mal podia esperar pra chegar e começar. Enquanto fazíamos a hora do conto, a melhor sensação era ver os olhinhos de todos brilhando, ouvindo e vendo a história, adorando cada movimento e cada palavra que era falada por nós. Ao mesmo tempo que via eles admirando as atividades, eu também estava simplesmente boquiaberta com aquelas crianças!!! Meu coração se encheu de coisas boas e saí recompensada e ansiosa para voltar!!” (Paola Teixeira, Animadora)


O projeto contempla ainda mais 3 encontros neste ano, sempre na última sexta-feira de cada mês. Os próximos encontros tratarão de temas como a solidariedade, a gratidão e a humildade. Que continuem sendo um momento de integração, presença, acolhida e aprendizado, e gerem em nossos jovens vontade e disposição de transformar a realidade que nos cerca!

E no final, selfies com as crianças!!