Grupos Maristas do RS

Encontro de Assessores/as e Animadores/as | Mística e ousadia

PJM, Para Baixar, Multimídia,
Espiritualidade, mística, arte e ousadia.
Assim pode-se tentar descrever o encontro de Assessores/as e Animadores/as deste final de semana (13 e 14/9).
A proposta era fazer um encontro teórico vivencial entre os que estão na assessoria e animação dos Colégios, Unidades Sociais e PUCRS para estudar, exercitar e ‘sentir’ o Ofício Divino da Juventude (ODJ).
A escolha por esta temática e forma de rezar, foi escolhida pelo ofício expressar uma teologia e espiritualidade própria da experiência eclesial latino-americana, utilizando-se da linguagem orante, poética e musical. Sendo assim para as adolescências e juventudes um jeito profundo e gostoso de celebrar a fé e a vida no Deus que nos recria a cada dia.
O sábado foi intenso de conteúdo, possibilidades e exercícios para cada uma das partes do instrumento, como a chegada, recordação da vida, meditação, saideira.
 
                        

No final da tarde, foi tempo de vivenciarmos, nos deixarmos tocar por toda a teoria visitada. Momento coletivo e pessoal de sentir Deus, nos sentirmos espaços sagrados, podermos meditar e reconhecer no outro um amigo/irmão de caminhada grupal.

Na noite, aconteceu o Sarau de expressões culturais, que tinha como tema Juventudes e Artes e lema Mística da PJM. Um verdadeiro encontro entre arte e a mística da PJM na capela da Caju, que foi transformada em uma aconchegante sala.
Canto, poesia, releituras, paródias, musicais, dança, interpretação, declamações, teatro, esquetes. Alguns já previamente preparados, outros que a sinergia do momento provocou.

Na manhã do domingo, acordamos cedinho para contemplarmos o sol que começava a raiar e entrarmos em sintonia com a mãe natureza, e com o orvalho da manhã abençoamo-nos mutuamente.
Ainda pela manhã, as Unidades se reuniram para avaliação da caminhada do protagonismo juvenil, leitura e considerações do texto mártir do Marco Operativo, assim como os encaminhamentos para o EJM 2014, que acontecerá no Colégio Marista Conceição, que tem como temática #maisquepalavras.

Continuando no ritmo do ODJ, nossa saideira mostrou o quanto estamos sintonizados. A dança circular e nossos passos cadenciados confirmam que “ nossa mística juvenil, fez PJM do Brasil, o evangelho a semear, um mundo novo a realizar”.

Confira pela expressão fotográfica, como nos conectamos nestes dois dias.