Grupos Maristas do RS

Parlamento Jovem Brasileiro | PJB

Sobre Juventudes,

Fonte: Umbrasil e Câmara dos Deputados 

Em tempos de reflexão e análise sobre o cenário político, assim como de entendermos o significado real da política, a Câmara dos Deputados Federais promoveu  a 6º edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). 

Este projeto é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os alunos tomam posse e atuam como Deputados Jovens.

O programa é uma oportunidade para que jovens cidadãos brasileiros possam conhecer e experimentar, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais.
Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia a dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.
Os jovens podem participar escrevendo um projeto de lei pensando na realidade de seu país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de propostas de lei, sobre qualquer tema.

Participação Marista

Esta 6º edição ocorreu de 21 a 26 de setembro, em Brasília, e contou com a participação da aluna Marista Juliana Fonseca Pontes, do Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, de Belém, PA.


                            Aluna Marista Juliana Fonseca Pontes 

O projeto de Juliana Fonseca Pontes propõe a alteração da Lei Federal nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre a promoção, a proteção e a recuperação da saúde, além de organização e funcionamento dos serviços correspondentes.
A simulação das atividades legislativas visou despertar nos jovens a reflexão crítica da importância da representação política. Este ano, o recorde de inscrições do PJB foi superado, chegando a 2.079 mil projetos inscritos.


Se você fosse um Deputado Jovem, que projeto apresentaria?