Grupos Maristas do RS

EJM 2014 | #maisquepalavras

PJM,

Uma verdadeira celebração da caminhada da PJM, construída de forma colaborativa pelos participantes. Assim foi o EJM 2014, realizado no dia 18 de outubro, em Passo Fundo, no Colégio Marista Conceição e Instituto Marcelino Champagnat – onde funciona o Noviciado Interprovincial, que contou com a participação de quase 800 adolescentes e jovens.
Com o tema Eu________ o grupo e o lema #maisquepalavras, o encontro queria evidenciar que a PJM e o grupo possibilitam diversas experiências, sendo que a construção de cada um é única nesse processo.
Os adolescentes e jovens ansiosos por tudo que iriam vivenciar neste dia, foram acolhidos no Noviciado, onde participaram de um momento orante, e já no clima de integração com os grupos, partilharam o café da manhã.


                            Integração no café da manhã 

No Colégio, a 1º tarefa foi customizar as camisetas e crachás, deixando clara a opção pelo grupo e o que cada participante afirmava a partir desse espaço.


                                    Customização das camisetas 

Na cerimônia de abertura, além das falas oficiais, os participantes da PJM do Marista Conceição apresentaram um musical, onde enfatizaram a sociedade do consumo em contraponto a Civilização do Amor.
A tarde foi tempo de reflexão, através das oficinas e rodas de conversas. De jovem para jovem, falando sobre o indivíduo, o grupo e o coletivo.


     Oficinas e rodas de conversa foram algumas das atividades da tarde 

A tarde também foi espaço para uma celebração Marial e entrega da simbologia das três violetas, para alguns participantes que tiveram sua caminhada de PJM acompanhada. As violetas simbolizam através das virtudes humildade, simplicidade e modéstia um jeito marista de viver.


            Participantes que receberam o símbolo das três violetas 

À noite, além do anúncio de que o Colégio Marista Pio XII sediará o EJM 2015, integração e animação não faltaram, com as apresentações e repertórios das bandas que se apresentaram.


                Integração entre os participantes durante a festa

#maisquepalavras são necessárias para descrever a construção colaborativa, integração, animação, vivência grupal, respeito, coletividade, alegria e celebração em vistas da Civilização do Amor.
#EJM2014, congregando histórias!

Confira em imagens o encontro!

Fotos dos grupos, por Unidades! 

"Mais que palavras, ação
Mais que palavras, coração
PJM sim, mas para que?
Para amar, sonhar, sorrir, pra viver

Sinto, amo, valorizo
Curto, vivo, sou, inspiro
Sinto, amo, valorizo
Mais que palavras
É o que eu sinto"