Grupos Maristas do RS

PJM da PUCRS | Tempo de celebrar 2014 e planejar 2015

PJM nas Unidades,

Fonte: Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS

O que esperamos para o futuro? Qual a nossa utopia? O que somos enquanto grupo? O que a Civilização do Amor significa pra mim? Por que estamos encerrando o ano? Qual o sentido de planejar? Esses foram alguns dos questionamentos feitos ao Grupo Universitário Marista - Pastoral Juvenil Marista PUCRS, que se reuniu para encerrar o ano, nos dias 06 e 07 de dezembro, na Casa Marista da Juventude - CAJU. As propostas para o fim de semana eram de formação, convivência, avaliação e planejamento.

O cronograma do encontro foi colaborativo, onde os grupos, Animadoras e Assessoras puderam conduzir as atividades. No sábado pela manhã os/as participantes chegaram na CAJU vendados/as. Fazia parte da proposta do grupo de terça 12hs, que trabalhoua confiança e a união grupal. Na oração da manhã, a ideia era montar uma tenda, tendo como base o texto do Ir. Emili Turú " O futuro tem um coração de tenda". A tenda foi decorada com memórias vividas na PJM, através de fotos e símbolos. Depois da montagem da tenda, os/as participantes abriram cartas escritas por eles/as no mês de agosto e puderam partilhar quais sonhos tinham naquele período e como eles acometeram ou não ao longo do semestre. O dia mal estava começando e era possível perceber as alegrias oriundas das memórias e as expectativas sobre as surpresas que estavam por vir. E, ainda pela manhã o grupo avaliou o ano de 2014 e se reuniu em pequenos grupos para sugerir temas a serem trabalhados em 2015.

Durante a tarde aconteceu a Gincana da Mística da PJM onde, de forma criativa e divertida, o grupo vivenciou cada um dos momentos da Mística através de provas baseadas nas 5 descobertas do Processo de Educação e Amadurecimento na Fé. Após a gincana, foi o momento de fazer a ligação das experiências vividas na Gincana com as descobertas da Mística da PJM. Quem nunca quis brincar de esconde-esconde na CAJU? Pois essa brincadeira fazia parte do roteiro pensado pelo grupo de terça 18:30, com o intuito de descontrair a galera, que também teve um divertido jogo de vôlei com lençóis e bixigas d'água.

Dando continuidade ao clima de descontração, à noite os/as participantes organizaram um luau com muitas cores, velas, doces, entusiasmo e alegria. Momento de cantar, fotografar, gargalhar, conviver. Para o luau o grupo de quarta 18:30 preparou a atividade "Qual é a música?" de forma leve e criativa, onde através de uma caixa de objetos se propunha a próxima música a ser cantada. E, para encerrar o sábado, a temática da oração era bem provocativa "Civilização do Amor", com a proposta de visualizarmos que utopia é essa que nos guia e quais as minhas atitudes diante disso, a oração provocou inquietações e reflexões para o domingo.

Já no domingo pela manhã os/as participantes acordaram com a Rádio CAJU comandada pela equipe de animação. Na oração da manhã todos/as foram convidados/as a dar um "Bom dia!" para quem estava por perto e embaixo das árvores sentir, ouvir, cheirar, tocar a natureza que estava ao redor. Numa perspectiva de reflexão, utopia e de se colocar a serviço o grupo começou a se preparar para o que estava por vir.

O vídeo Happy - Felicidade Genuína despertou expectativas, dúvidas e até certezas a serem escritas numa carta pessoal que, um dia, voltará para as mãos de cada um/a. Foi um momento de planejamento pessoal em vista do novo ano que se inicia. E em clima de carta o grupo também partilhou e sonhou, o que queria para o grupo em 2015, através de uma carta grupal. Nesse momento muitas coisas surgiram, gerando uma reflexão do que o grupo representa para cada um e qual a sua identidade enquanto um todo.

Para encaminhar a finalização do domingo os/as participantes planejaram o calendário de reuniões para 2015 e, com muitos assuntos a serem debatidos, quando a galera percebeu 2015 já tinha terminado. Mas, para viver o futuro, precisamos estar conscientes no presente e, no momento de envio, os novos participantes receberam o símbolo da Estrela, as animadoras receberam cartas de afeto e agradecimento dos/as participantes junto com um estojo da PJM e todos receberam uma cestinha com várias cores e uma vela representando as diversas luzes e coloridos que somos dentro da PJM.

2015 ainda não chegou, mas reserva muitas expectativas no coração de cada um e de cada uma que esteve na CAJU e também, daqueles/as que por algum motivo não puderam estar presentes, mas se viram representados/as. Que venha 2015, com muitas alegrias, sonhos, desafios, coloridos para todos/as nós!