Grupos Maristas do RS

Ações | Contra a redução da maioridade penal

PJM,

                                                               "Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério
                                                                                              O jovem no Brasil nunca é levado a sério"

Estamos atentos e na mobilização contra a redução da maioridade penal, pois o XXI Capítulo Geral do Instituto dos Irmãos Maristas já nos convocava: “a converter-nos em peritos e defensores dos direitos das crianças e jovens de maneira valente e profética, nos espaços onde são definidas as políticas públicas”.

Para isso é necessário estarmos inseridos em espaços e iniciativas que comungam desse nosso posicionamento.
Seguem então duas possibilidades e agendas, que podem nos ajudar.

Comitê Gaúcho Contra a Redução da Maioridade Penal

O movimento contrário à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos vem intensificando suas ações no país. As atividades de sensibilização da sociedade sobre as razões da contrariedade por parte de ativistas de direitos humanos, movimentos de periferia e especialistas em segurança pública serão intensificadas nos próximos dias. No Rio Grande do Sul, o próximo final de semana será de ações nos bairros de Porto Alegre. Na próxima terça-feira (12) ocorrerá um protesto com duração de 24 horas. A intenção é amanhecer a quarta-feira (13) nas ruas da cidade contra a PEC 171 que tramita na Câmara Federal.

A programação foi definida pelo Comitê Gaúcho Contra a Redução da Maioridade Penal em reunião nesta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O comitê foi criado no começo de abril, logo após a aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal da admissibilidade da PEC que reduz a maioridade penal.

Nesse sentido, propõe a seguinte agenda:

Dia: 9/5
Ação: aula pública no bairro Sarandi

Dia: 09/05
Ação: Brechó contra redução na Travessa dos Venezianos em POA

Dia: 10/05
Horário: 14h as 16h
Ação: Dia das Mães. A atividade é para sensibilização das mães sobre o impacto do encarceramento dos jovens mais cedo, como propõem a lei em tramitação no Congresso.
Local: Bairro Chico Mendes. 

Dia:12/5
Horário: a partir das 19h
Ação: 24h contra a redução e amanhecer em 13/5

Dia: 13/05
Horário: Das 14 as 16h
Ação: Debate na Câmara dos Vereadores de Porto Alegre

Dia: 13/5
Horário: 18h30
Local: Auditório Dante Barone na Assembleia Legislativa do RS
Ação: lançamento do comitê gaúcho contra a redução, lançamento do manifesto e audiência pública

- Fórum virtual sobre a Redução da Maioridade Penal

Em 2015, diante de tantos desafios políticos, o CEBI Virtual se propõe a discutir a temática da redução da maioridade penal.

No fórum, onde são bem vindas opiniões favoráveis ou contrárias à redução, o objetivo é a conscientização e construção de uma imagem positiva da juventude, oferecendo subsídios para um melhor posicionamento na família, comunidade e relações de amizade, diante da polêmica. Venha participar conosco!
Gostou da ideia?
Quer fazer parte dessas reflexões?
Então se achegue e seja muito bem vindo e bem vida!

Inscrições até 15 de Maio de 2015 através do link Inscrição.

Quanto custa?
Se você puder contribuir com R$ 10,00 ou mais, dentro das suas possibilidades será muito bem vinda a sua contribuição para ajudar com os gastos da estrutura do CEBI Virtual.
Para fazer a contribuição faça a sua inscrição e selecione o valor a doar. Caso não tenha condições de doar, se inscreva também!

O mundo carece de bons espaços de reflexões sobre temas que são fundamentais para a construção de um outro mundo possível, queremos fazer dos espaços virtuais um lugar fértil para esse tipo de diálogo e contamos com você para essa conversa.

+ sugestões

-  Contra a redução da maioridade penal, juventude "quer voar"

- Subsídio | Roda de conversa sobre a redução da maioridade penal