Grupos Maristas do RS

PJM do Cesmar e Colégio Marista Ir. Jaime Biazus | Estudantes protagonistas na garantia de direitos

PJM nas Unidades,

Fonte: Colégio Marista Ir. Jaime Biazus 

A coordenação colegiada do Fórum de Adolescentes e Jovens no Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Rio Grande do Sul promoveu o Seminário em celebração e alusão aos dias 17 e 18 de maio, respectivamente dia estadual e dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O evento aconteceu no Salão Dante Barone da Assembleia Legislativa. Na ocasião um estudante do Marista Irmão Jaime Biazus, Bruno Silva e Oliveira, 16 anos e uma jovem do grupo de Pastoral Juvenil Marista (PJM) do Colégio, Karen Peixoto, 19 anos foram os cerimonialistas do evento.


                     Cerimonialista Karen Peixoto e Bruno Silva Oliveira 

A programação que se estendeu ao longo de todo o dia (05/5) abordou temas da exploração sexual e formas de combate, legislação e o envolvimento dos jovens na causa.

Além da Karen e do Bruno, mais estudantes do Colégio estão envolvidos na coordenação colegiada do Fórum. No último dia 11/4, em Assembleia Eletiva para a nova coordenação, estudantes do Marista Ir. Jaime Biazus foram escolhidos para a nova gestão, sendo eles, Bruno Oliveira, titular do comitê nacional, Kleber Cardoso, titular do comitê estadual e responsável pela ata. Daniel Werner, William Amaral e Karen Peixoto, coordenadores do Fórum.



                                                   Salão Dante Barone 

O Fórum promove o protagonismo juvenil e realiza reuniões mensais para discussão de pautas. Os adultos são mediadores, mas as discussões são realizadas pelos jovens.

Kléber salienta que “é importante para o colégio, para mim como pessoa e para outros jovens que vão nos ver protagonizando. Podemos nos expressar diante da injustiça e da violência sexual, onde a maioria das vitimas são os jovens. Estar lá na frente, é estar disposto a querer realizar, a ter uma visão mais ampla”.

Em breve, a Assessoria do Fórum vai divulgar a portaria para posse dos eleitos.


                                               Estudantes eleitos