Grupos Maristas do RS

Encontro de Novos/as Animadores/as |Percorremos o caminho

PJM,

Nos dias 20 e 21 de junho na Casa Marista da Juventude (Caju), ocorreu o Encontro de Novos/as Animadores/as.
Através da metáfora do caminho, os que passaram a exercer o serviço de animação no decorrer do último ano, trilharam espaços onde puderam refletir sobre o seu EU, o GRUPO e a PJM na REDE MARISTA.


                     Momento de integração entre os Animadores/as 

Na etapa do caminho, que refletiu sobre o ‘Eu’, cada Animador/a refletiu a sua identidade, relações, origem do nome, história pessoal, contexto social, sua missão, tudo isso permeado por músicas, textos e poemas.
Cada reflexão foi escrita em uma parte do corpo de um/a boneco/a. Ao final cada um/a se reconheceu nesse/a boneco/a, impregnado de suas características.


   A construção dos/as bonecos/as

Na parte da tarde, foi à vez de cada um/a confrontar a sua história pessoal com a história de São Marcelino Champagnat e também (re)lembrar como foi o primeiro dia no grupo, como foi o convite para ser Animador/a. Em um segundo movimento, em grupos, a partir dos documentos da Mística da PJM e do Marco Operativo, os adolescentes e jovens estudaram sobre como dinamizar um grupo e como vivenciar a mística da PJM.


                                               Reflexão por grupos 

A noite foi tempo de celebrar a vivência grupal através das artes. Dança, mímica, teatro e imitação. Tudo para contar como os momentos de formação, lazer, celebração e solidariedade são vivenciados pelos grupos nas Unidades.


                         As vivências grupais representadas pelas artes 

Na manhã do domingo, iniciamos o dia rezando os sonhos que cada um/a possui e deseja realizar.
Após, estudo sobre a PJM na Rede marista. Como é o seu processo, como vivenciar as descobertas, o processo de acompanhamento fundamental para as vivências grupais.
Um encontro permeado de sentimentos, mística, de adolescentes e jovens que acreditam na construção da Civilização do Amor, contribuindo a partir do serviço da animação.


                                                   Participantes do encontro 

Confira as demais  imagens que exemplificam um pouco de tudo o que foi vivenciado.