Grupos Maristas do RS

Maristas no Conselho Nacional de Juventude (Conjuve)

PJM, Sobre Juventudes,

Fontes: Marista.edu.br e Juventude.gov.br 

O novo presidente do Conselho Nacional de Juventude, Daniel Souza, da Rede Ecumênica da Juventude (REJU), tomou posse do cargo no dia 04/9, em cerimônia no Espaço Israel Pinheiro, em Brasília (DF).

O evento aconteceu de maneira leve, descontraída, porém combativa: é dessa forma que Daniel disse que pretende tocar sua gestão no Conjuve, dialogando com todas as juventudes, tirando o Conselho do gabinete e indo às ruas.

Centenas de pessoas lotaram o auditório, que contou com a presença dos conselheiros nacionais de juventude, de autoridades do governo federal, movimentos sociais, coletivos e representantes de vários segmentos da juventude.

A plateia assistiu à secretária-adjunta da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e ex-presidenta do Conjuve, Ângela Guimarães, fazer seu discurso de despedida e passar a tarefa ao jovem Daniel, então vice-presidente.

Com o retorno da sociedade civil ao posto da presidência, Ângela seguirá sua atuação no Conjuve, agora na vice-presidência. Daniel Souza é baiano, de Vitória da Conquista, mora atualmente em São Paulo (SP) e é um dos facilitadores da REJU nacionalmente.


                Daniel Souza é da Rede Ecumênica de Juventude (Reju) 

Presença Marista no Conjuve

A analista de Pastoral da Província Marista Brasil Centro Norte, Hildete Souza, representará a Pastoral Juvenil do Brasil Marista no conselho. Hildete ocupa a cadeira de Juventudes Religiosas, na categoria Movimentos, Associações e Organizações da Juventude de atuação nacional.

Além dela, João Carlos de Paula da União Marista do Brasil ocupa a cadeira de Educação na categoria entidades de apoio. “O CONJUVE é um espaço estratégico de incidência política que nos ajuda a fortalecer a dimensão do advocacy, na defesa da vida e dos direitos dos adolescentes e jovens”, explica Hildete.