Grupos Maristas do RS

PJM da PUCRS | 3ª Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC)

PJM nas Unidades,

Com o tema “Tecendo a vida com a arte”, o 3ª Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC) e 3º fórum nacional de cultural, realizados na Faculdade Castelo Branco, em Colatina - Espirito Santo -, contaram com a participação de mais de 550 pessoas, dentre as quais, universitários, docentes, religiosos e pessoas ligadas a Pastoral Universitária de todo o país.


                         Ir. Jean Arcari, Francini Pereira e Rafael Rossetto
                                representaram a Rede Marista no encontro 

Confira o depoimento da Animadora Francine Ester que representou a PJM no encontro:

"Ter participado pela segunda vez do EBRUC foi uma experiência quase que indescritível. As emoções do encontro começaram antes mesmo da viagem, que foi um tanto longa, mas rodeada por uma natureza encantadora. Nossa viagem para Vitória, estava marcada para sexta-feira por volta do meio dia, porém, um dia antes, recebi um telefone muito especial. Do outro lado da linha estava seu Adão, responsável por me acolher em seu lar. Nesta edição do encontro, os participantes puderam escolher por serem recebidos em casas de famílias, ligadas as paróquias de Colatina. Não só por ele fui acolhida, mas por toda uma comunidade encantadora e motivadora.

O calor da cidade não interferiu em nada na euforia e emoção dos participantes, muitos dos quais estavam se reencontrando depois de 3 anos, quando houve o último encontro em Curitiba - Paraná -. Este calor inclusive aqueceu o coração de todos, que não deixaram de se emocionar com as diversas apresentações culturais, que mostraram o quanto o nosso país é grande e rico em culturas regionais.
Foi um encontro de formação, com palestras muito bem ministradas, reflexão, convivência, celebração e muita troca de experiências. Como universitária integrante da Pastoral Juvenil Marista da Rede Marista, pude colher e compartilhar muitas informações sobre as pastorais universitárias de diversas regiões do país, além de ser muito cobrada por não ter levado o tão esperado chimarrão, prometido três anos antes.

Com muita descontração e alegria, refletida no rosto de pessoas com corações enormes, os três dias de atividades intensas terminaram deixando saudades e um gostinho de quero mais. Anunciado o próximo lugar a ser realizado, Manaus em 2017, ficou a promessa de todos os participantes de se reencontrar mais uma vez, transformando o encontro em uma grande festa cristã, além de um agente motivador de muitas mudanças dentro das nossas pastorais universitárias.

Aqui deixo o meu agradecimento a todos os organizadores, aos voluntários, famílias e a comunidade de Colatina, que nos receberam de forma carinhosa e acolhedora. Aos meus companheiros de viagem, Rafael Rossetto (Agente de Pastoral do Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS) e Ir. Jean Arcari um agradecimento ainda mais especial, por terem sido tão generosos e também muito acolhedores comigo."


        Representantes das três províncias Maristas, reunidos no encontro